Os murais contam histórias : narrativas em arte na América Latina como metodologia nas aulas de história no ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho faz parte de uma investigação sobre a utilização de leituras de imagens de obras de arte latino-americana para aulas de História em escolas públicas de Ensino Fundamental. Para realizar a pesquisa, parte-se da produção do muralismo na América Latina e se coloca em evidência obras de dois dos principais artistas que trabalham com a técnica do mural, o mexicano Diego Rivera (1886 – 1957) e o boliviano Miguel Alandia Pantoja (1914 – 1975). O muralismo, enquanto movimento artíst ...
O presente trabalho faz parte de uma investigação sobre a utilização de leituras de imagens de obras de arte latino-americana para aulas de História em escolas públicas de Ensino Fundamental. Para realizar a pesquisa, parte-se da produção do muralismo na América Latina e se coloca em evidência obras de dois dos principais artistas que trabalham com a técnica do mural, o mexicano Diego Rivera (1886 – 1957) e o boliviano Miguel Alandia Pantoja (1914 – 1975). O muralismo, enquanto movimento artístico, teve destacada influência na arte da América Latina e seus artistas apresentam uma leitura muito específica com relação a temas que abordam as formas de resistência dos povos indígenas à invasão e colonização europeia. Os murais escolhidos para essa proposta contam uma história, apresentando em suas imagens uma narrativa muito marcante e tomam posição a favor dos grupos indígenas, num contexto de afirmação de políticas públicas revolucionárias tanto no México, na Revolução Mexicana de 1910, quanto na Bolívia, com a Revolução Boliviana de 1952, sendo por sua estética e por sua proposta democratizante e pedagógica, uma chave para o estudo da história do continente a partir de uma visão revolucionária e indigenista. ...
Abstract
The present work is part of an investigation into the use of reading images of Latin American works of art for History classes in public elementary schools. To carry out the research, we start with the production of muralism in Latin America and highlight works by two of the main artists who work with the mural technique, the Mexican Diego Rivera (1886 – 1957) and the Bolivian Miguel Alandia Pantoja ( 1914 – 1975). Muralism, as an artistic movement, had a prominent influence on the art of Latin ...
The present work is part of an investigation into the use of reading images of Latin American works of art for History classes in public elementary schools. To carry out the research, we start with the production of muralism in Latin America and highlight works by two of the main artists who work with the mural technique, the Mexican Diego Rivera (1886 – 1957) and the Bolivian Miguel Alandia Pantoja ( 1914 – 1975). Muralism, as an artistic movement, had a prominent influence on the art of Latin America and its artists present a very specific reading regarding themes that address the forms of resistance of indigenous peoples to European invasion and colonization. The murals chosen for this proposal tell a story, presenting in their images a very striking narrative and take a position in favor of indigenous groups, in a context of affirmation of revolutionary public policies both in Mexico, in the Mexican Revolution of 1910, and in Bolivia, with the Bolivian Revolution of 1952, being, due to its aesthetics and its democratizing and pedagogical proposal, a key to the study of the history of the continent from a revolutionary and indigenous vision. ...
Resumen
El presente trabajo parte de una investigación sobre la utilización de lecturas de imágenes de obras de arte latinoamericanas para aulas de Historia en escuelas primarias publicas. Para realizar una investigación, parte-se da produção do muralismo na América Latina e se coloca em evidência obras de dos principais artistas que trabajaron con técnica do mural, el mexicano Diego Rivera (1886 – 1957) y el boliviano Miguel Alandia Pantoja (1914). – 1975). El muralismo, en cuanto movimiento artístico ...
El presente trabajo parte de una investigación sobre la utilización de lecturas de imágenes de obras de arte latinoamericanas para aulas de Historia en escuelas primarias publicas. Para realizar una investigación, parte-se da produção do muralismo na América Latina e se coloca em evidência obras de dos principais artistas que trabajaron con técnica do mural, el mexicano Diego Rivera (1886 – 1957) y el boliviano Miguel Alandia Pantoja (1914). – 1975). El muralismo, en cuanto movimiento artístico, ha destacado la influencia en el arte de América Latina y sus artistas presentan una lectura muy específica con relación a temas que abordan como formas de resistencia de los pueblos indígenas a la invasión y colonización europea. Os murais escolhidos para essa proposta contam uma história, presentando em sus imágenes uma narrativa muito marcante e tomam posição a favor dos grupos indígenas, num contexto de afirmação de políticas públicas revolucionárias tanto no México, na Revolução Mexicana de 1910, quanto na Bolívia, com a Revolução Boliviana de 1952, sendo por su estética y por su propuesta democratizante y pedagógica, una chave para el estudio de la historia del continente a partir de una visión revolucionaria e indigenista. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7540)Ensino de História (63)
Este item está licenciado na Creative Commons License
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
História e trabalho na indústria do plástico : um relato de experiência sobre o trabalho como princípio educativo no ensino de História
Oliveira, Rafael de (2021) [Dissertação]Essa dissertação discute as possibilidades de utilização dos processos e relações de trabalho na indústria como fundamento da organização do processo educativo na disciplina de História ofertada para o Curso Técnico em ... -
Entre história e ladainhas de capoeira : uma possível narrativa no ensino de história
Garcia, Rodrigo Santiago da Silva (2019) [Dissertação]A presente dissertação é uma narrativa sobre uma pesquisa fundamentada em uma dimensão propositiva que proporcionou diálogo entre as metodologias de pesquisa e a metodologia de ensino. Desenvolvida para o ensino de história ... -
“Professora, e as mulheres nessa história toda?” : sujeitos invisíveis e as relações de gênero nas aulas nos anos finais do Ensino Fundamental, reflexões a partir de uma narrativa literária
Soares, Daniela de Lima (2021) [Dissertação]O presente trabalho buscou mobilizar a categoria gênero para reconhecer e incluir as mulheres na história ensinada. A fim de analisar minha própria prática pedagógica e compreender se, e como, ela estaria reproduzindo ou ...