Ensino de História |
Últimas Submissões
-
A problematização dos passados presentes da ditadura civil militar a partir da crítica documental : oficina para educação em direitos humanos na Escola Governador Ildo Meneghetti (POA-RS)
(2024) [Dissertação]A presente dissertação inserida na linha de pesquisa “Saberes Históricos no Espaço Escolar” tem como objeto a concepção, elaboração, aplicação e análise de uma oficina de prática de leitura crítica documental de fontes ... -
"Para Porto Alegre ver" : ensino de História, memória e patrimônio na Ilha Grande dos Marinheiros
(2024) [Dissertação]Esta pesquisa trata das possibilidades da educação patrimonial no Ensino de História, sob a ótica de uma Nova Pedagogia do Patrimônio. Pretende responder ao questionamento: Como as referências culturais da Ilha Grande dos ... -
História e literatura : desafios da educação, possibilidades contemporâneas e propostas para o ensino de História
(2024) [Dissertação]Esta dissertação apresenta uma discussão sobre o ensino de História para os anos finais do ensino fundamental a partir do uso de narrativas literárias, focando no trabalho com a imaginação e a criatividade. Ressalta-se que ... -
Os murais contam histórias : narrativas em arte na América Latina como metodologia nas aulas de história no ensino fundamental
(2024) [Dissertação]O presente trabalho faz parte de uma investigação sobre a utilização de leituras de imagens de obras de arte latino-americana para aulas de História em escolas públicas de Ensino Fundamental. Para realizar a pesquisa, ... -
A presença do presente : cenas de aulas de história na pandemia de Covid-19
(2024) [Dissertação]O presente estudo tem por objetivo refletir a respeito das aulas de História durante o período da Pandemia da Covid-19. O questionamento que iniciou esse estudo foi a inquietação quanto à emergência do presente, donde a ... -
O papel do diálogo no ensino de história : relações entre o pensamento histórico e o pensamento crítico através de debates
(2024) [Dissertação]O estudo problematiza a relação entre a formação do pensamento histórico e do pensamento crítico por meio do diálogo, categoria de conexão de visão de mundos, por meio de ensaio de prática através de debates que incentivassem ... -
Maus na sala de aula : como refletir sobre o autoritarismo e abordar o ensino do holocausto a partir de uma narrativa gráfica histórica
(2023) [Dissertação]O ponto de partida da pesquisa que segue surgiu do interesse em desenvolver uma aprendizagem crítica e participativa. O golpe midiático, jurídico e parlamentar de 2016 levou a sociedade brasileira a profundas transformações ... -
Quem tem e faz história é gente : produzindo uma narrativa ficcional histórica em formato de áudio-drama com o uso de RPG
(2023) [Dissertação]O presente trabalho versa acerca da criação de um áudio-drama produzido com alunos de 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Esteio/RS. Através do uso de Role Playing Game (RPG), suas mecânicas e ... -
Decolonizaê: intervenções artísticas sob a perspectiva decolonial no ensino de História
(2022) [Dissertação]Tendo o ensino de história da América Latina como ponto de partida, nesta dissertação convido estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a refletirem ... -
O trabalho com história local e princípios suleadores para o empoderamento identitário de uma comunidade periférica
(2022) [Dissertação]O presente trabalho aborda as possibilidades do uso de um conjunto de oficinas pedagógicas para estudar e reescrever a história local de uma comunidade periférica da Região Metropolitana de Porto Alegre. Estas oficinas ...