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dc.contributor.advisorGuazzelli, Cesar Augusto Barcellospt_BR
dc.contributor.authorBarbian, Lucianopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T06:56:59Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282320pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho faz parte de uma investigação sobre a utilização de leituras de imagens de obras de arte latino-americana para aulas de História em escolas públicas de Ensino Fundamental. Para realizar a pesquisa, parte-se da produção do muralismo na América Latina e se coloca em evidência obras de dois dos principais artistas que trabalham com a técnica do mural, o mexicano Diego Rivera (1886 – 1957) e o boliviano Miguel Alandia Pantoja (1914 – 1975). O muralismo, enquanto movimento artístico, teve destacada influência na arte da América Latina e seus artistas apresentam uma leitura muito específica com relação a temas que abordam as formas de resistência dos povos indígenas à invasão e colonização europeia. Os murais escolhidos para essa proposta contam uma história, apresentando em suas imagens uma narrativa muito marcante e tomam posição a favor dos grupos indígenas, num contexto de afirmação de políticas públicas revolucionárias tanto no México, na Revolução Mexicana de 1910, quanto na Bolívia, com a Revolução Boliviana de 1952, sendo por sua estética e por sua proposta democratizante e pedagógica, uma chave para o estudo da história do continente a partir de uma visão revolucionária e indigenista.pt_BR
dc.description.abstractThe present work is part of an investigation into the use of reading images of Latin American works of art for History classes in public elementary schools. To carry out the research, we start with the production of muralism in Latin America and highlight works by two of the main artists who work with the mural technique, the Mexican Diego Rivera (1886 – 1957) and the Bolivian Miguel Alandia Pantoja ( 1914 – 1975). Muralism, as an artistic movement, had a prominent influence on the art of Latin America and its artists present a very specific reading regarding themes that address the forms of resistance of indigenous peoples to European invasion and colonization. The murals chosen for this proposal tell a story, presenting in their images a very striking narrative and take a position in favor of indigenous groups, in a context of affirmation of revolutionary public policies both in Mexico, in the Mexican Revolution of 1910, and in Bolivia, with the Bolivian Revolution of 1952, being, due to its aesthetics and its democratizing and pedagogical proposal, a key to the study of the history of the continent from a revolutionary and indigenous vision.en
dc.description.abstractEl presente trabajo parte de una investigación sobre la utilización de lecturas de imágenes de obras de arte latinoamericanas para aulas de Historia en escuelas primarias publicas. Para realizar una investigación, parte-se da produção do muralismo na América Latina e se coloca em evidência obras de dos principais artistas que trabajaron con técnica do mural, el mexicano Diego Rivera (1886 – 1957) y el boliviano Miguel Alandia Pantoja (1914). – 1975). El muralismo, en cuanto movimiento artístico, ha destacado la influencia en el arte de América Latina y sus artistas presentan una lectura muy específica con relación a temas que abordan como formas de resistencia de los pueblos indígenas a la invasión y colonización europea. Os murais escolhidos para essa proposta contam uma história, presentando em sus imágenes uma narrativa muito marcante e tomam posição a favor dos grupos indígenas, num contexto de afirmação de políticas públicas revolucionárias tanto no México, na Revolução Mexicana de 1910, quanto na Bolívia, com a Revolução Boliviana de 1952, sendo por su estética y por su propuesta democratizante y pedagógica, una chave para el estudio de la historia del continente a partir de una visión revolucionaria e indigenista.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectMuralismen
dc.subjectHistória da América Latinapt_BR
dc.subjectHistory of Latin Americen
dc.subjectImage readingsen
dc.subjectEnsino de Historiaes
dc.subjectMuralismoes
dc.subjectHistoria de América Latinaes
dc.subjectLecturas de imagenes
dc.titleOs murais contam histórias : narrativas em arte na América Latina como metodologia nas aulas de história no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001216937pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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