• English
    • Español
    • Português (Brasil)
Repositório Digital
  • Navegar
    • Coleções e comunidades
    • Ano
    • Autor
    • Título
    • Assunto
    • Tipo
  • Sobre
    • Apresentação
    • Estatísticas gerais
    • Instruções aos autores
    • Política
    • Ajuda
  • Contato
  • Ajuda
UFRGS
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
A-AA+
Navegação Ensino de História por Data do documento 
  •   Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Ciências Humanas
  • Ensino de História
  • Navegação Ensino de História por Data do documento
  • Lume inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas na UFRGS
  • Ciências Humanas
  • Ensino de História
  • Navegação Ensino de História por Data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Ensino de História por Data do documento

Ordenado por:

Ordenar:

Resultados:

Resultados 1-20 de 67

  • Título
  • Data do documento
  • data de submissão
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Thumbnail

      Ensino de história e o ofício do historiador : a investigação do processo de patrimonialização do espaço físico da Escola Estadual Professor Olintho de Oliveira (Porto Alegre/RS) com alunos e alunas do 6º ano do ensino fundamental 

      Pereira, Leandro Balejos (2016) [Dissertação]
      O presente trabalho assume a relação entre história e memória como um dos desafios disciplinares da História no âmbito da educação básica e pretende refletir sobre o ofício do historiador investigando o processo de ...
    • Thumbnail

      História da África e cultura afro-brasileira no currículo de história : propostas de trabalho 

      Santos, Sherol dos (2016) [Dissertação]
      Resumo não disponível
    • Thumbnail

      Produção de autobiografias por alunos do 6º ano do ensino fundamental como forma de refletir sobre trajetórias de vida e desenvolver noções do trabalho do historiador 

      Medeiros, Gerson Ronaldo (2016) [Dissertação]
      Este trabalho apresenta pesquisa que busca, por meio da produção de autobiografias por alunos de sexto ano, possibilitar reflexões sobre trajetórias de vida, bem como desenvolver noções do trabalho do historiador, em ...
    • Camilles, pierinas e eunices – condenadas pela razão : mulheres, loucura, documentário e ensino de história 

      Freitas, Muriel Rodrigues de (2016) [Dissertação]
      O objetivo principal desta pesquisa foi desenvolver um documentário que pudesse servir de suporte para problematizar, em sala de aula, como se sedimentaram os papéis e hierarquias de gênero a partir de práticas discursivas ...
    • Thumbnail

      É para falar de gênero sim! : uma experiência de formação continuada para professoras/es de história 

      Azevedo, Paula Tatiane de (2016) [Dissertação]
      Este estudo tem por objetivo propor um diálogo entre o ensino de História, os estudos de gênero e a formação continuada de professoras/es a partir da experiência de elaboração e aplicação do curso de extensão Caminhos ...
    • Thumbnail

      Ensino de história, cotidiano e literatura : escravidão e paternalismo em contos de Machado de Assis 

      Carvalho, Raul Costa de (2016) [Dissertação]
      O objetivo deste trabalho é introduzir para os professores e professoras de História algumas das principais discussões em diferentes áreas do conhecimento sobre a vida cotidiana, apresentando esta como uma perspectiva ...
    • Thumbnail

      Cinema e ensino de história : propostas para uma abordagem da pluralidade cultural nas séries finais do ensino fundamental 

      Kleine, Denise Quitzau (2016) [Dissertação]
      O trabalho apresenta uma revisão bibliográfica sobre a relação entre cinema, história e ensino de história e a reflexão sobre a forma como o cinema tem sido utilizado como recurso pelos professores de história. A partir ...
    • Thumbnail

      A minha escola também tem história : uma proposta de ensino de história através do patrimônio com turmas do 6º ano do ensino fundamental final da Escola Estadual de Educação Básica Fernando Gomes (Porto Alegre/RS) 

      Quadros, Adriana de Souza (2016) [Dissertação]
      Este estudo tem como objetivo propor e avaliar uma experiência de ensino de História através do patrimônio a partir do diálogo entre as noções de patrimônio pessoal, patrimônio “consagrado” e, sobretudo, patrimônio escolar. ...
    • Thumbnail

      Jogar com a história : concepções de tempo e história em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa 

      Peixoto, Artur Duarte (2016) [Dissertação]
      O presente trabalho versa sobre a escrita da História em dois jogos digitais baseados na temática da Revolução Francesa. Os artefatos analisados foram Tríade: liberdade, igualdade e fraternidade e Assassin’s Creed Unity. ...
    • Thumbnail

      Ensino de história, tempo e temporalidades : uma experiência de formação continuada com professores de história de Arroio do Meio/RS 

      Forneck, Mara Betina (2017) [Dissertação]
      Este trabalho tem por objetivo relacionar o ensino de História, as noções de tempo e as relações de temporalidade. O estudo aconteceu a partir da experiência de elaboração do curso de formação continuada O Ensino de História, ...
    • As Marias da Conceição : por um ensino de história situado, decolonial e interseccional 

      Moura, Carla de (2018) [Dissertação]
      Esta pesquisa de Mestrado Profissional em Ensino de História nasce de minha trajetória como professora de História na E.E.E.F. Santa Luzia, que atende a comunidade da Vila Maria da Conceição em Porto Alegre, e da forma ...
    • Para não esquecer : ensino de História e empatia histórica a partir da escrita de biografias de desaparecidos políticos da ditadura civil-militar brasileira 

      Nunes, Fernando de Lima (2018) [Dissertação]
      Pensar o ensino de História da Ditadura Civil-Militar Brasileira a partir de práticas pedagógicas de construção de biografias históricas que nos permitam perceber a empatia histórica desenvolvida pelos alunos é o objetivo ...
    • Ensino de história, narratividade e racismo : o potencial ético da aula de história 

      Ginity, Eliane Goulart Mac (2018) [Dissertação]
      A elaboração de narrativas históricas ficcionais pelos alunos da educação básica foi o objeto de estudo desta dissertação. Pretendi analisar como é possível construir conceitos históricos, como racismo e identidade, ...
    • Ensino de história do tempo presente na era das redes sociais 

      Domingues, Vanessa dos Reis (2018) [Dissertação]
      Esta dissertação versa sobre o ensino da história do tempo presente na era das redes sociais. As análises aqui apresentadas buscam articular o campo historiográfico, o ensino de história e o imediato brasileiro em tempos ...
    • Pensando com o outro : a temática indígena e as possibilidades didáticas nos vídeos do Youtube 

      Valentini, Ricardo Eusébio (2018) [Dissertação]
      A presente dissertação aborda a temática indígena tratando a questão do outro através de estudos, de práticas de ensino, de revisão de literatura e de elaboração de materiais didáticos para utilização em sala de aula, ...
    • Cidadania : da reflexão à prática : contribuições do ensino de história 

      Faturi, Fábio Rosa (2018) [Dissertação]
      Esta dissertação, produzida por um professor que reflete sobre a sua prática em sala de aula, aborda o tema da cidadania e da juventude a partir do Ensino de História. É desenvolvida inicialmente uma pesquisa qualitativa ...
    • Tocando na ferida : gênero e ditadura no ensino de história através da análise de testemunhos 

      Librenza, Isadora Ritterbusch (2018) [Dissertação]
      O presente trabalho de pesquisa tem como tema o ensino da história das mulheres na ditadura civil-militar brasileira. Foram investigados os processos de apropriação e produção de saberes escolares sobre gênero e ditadura ...
    • Buenas América Latina digital : o ensino de história da América Latina e os atravessamentos da cultura digital na sala de aula 

      Salomón, Said Lucas de Oliveira (2018) [Dissertação]
      Nessa dissertação apresento uma proposta para trabalhar a noção de América Latina com estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulando a compreensão das especificidades históricas e culturais da região, bem como ...
    • Ensino de história e imaginação histórica : estudantes e representações do passado em uma escola de Novo Hamburgo 

      Machado, Meri Emeli Alves (2018) [Dissertação]
      Este trabalho tem por objetivo investigar a construção de imaginação histórica através de produtos culturais notadamente a mídia televisiva, o cinema e a animação e o impacto das diferentes representações sobre o passado ...
    • "Volver" para (re)volver : patrimônio e aulas de história pelas ruas da cidade 

      Batista, Tais Cristine Fernandes (2018) [Dissertação]
      A presente pesquisa, inserida na linha Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória, possui como tema: Ensino de História, Patrimônio e Cidade. Investiga uma prática de ensino realizada entre os anos de 2014 a 2016, ...

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS
       

       

      Sobre o LumeApresentaçãoEstatísticas geraisInstruções aos autoresPolíticaAjuda

      Navegar

      Todo o repositórioColeções e comunidadesAnoAutorTítuloAssuntoTipoEsta coleçãoAnoAutorTítuloAssuntoTipo

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Compartilhar

      Facebook
      Twitter
      LinkedIn
      E-mail

      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      Entre em contato
      Powered by DSpace software, Version 5.8.
      UFRGS