Oficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escola
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Trabalhar História em sala de aula de forma diferenciada e significativa é um grande desafio, mas muito necessário, no atual cenário educativo onde o ensino tradicional ainda prevalece, apesar da variedade de espaços e técnicas disponíveis. Nessa dissertação apresento uma proposta diferenciada de trabalho com fontes históricas disponíveis em laboratórios e acervos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através do projeto “Oficina Jovem Historiador Marista”, desenvolvido com e ...
Trabalhar História em sala de aula de forma diferenciada e significativa é um grande desafio, mas muito necessário, no atual cenário educativo onde o ensino tradicional ainda prevalece, apesar da variedade de espaços e técnicas disponíveis. Nessa dissertação apresento uma proposta diferenciada de trabalho com fontes históricas disponíveis em laboratórios e acervos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através do projeto “Oficina Jovem Historiador Marista”, desenvolvido com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, e através da construção de uma Caixa Pedagógica. As atividades foram divididas em duas etapas, sendo a primeira a realização da Oficina, composta por visitas aos locais de guarda e pesquisa histórica disponíveis na PUCRS, e a segunda, a construção de uma Caixa Pedagógica composta de fontes disponíveis em tais acervos. A realização da segunda etapa derivou das observações dos estudantes que participaram da Oficina, além de outras sugestões de uso da Caixa Pedagógica. Buscou-se criar uma metodologia com fontes históricas para além de mera ilustração do conteúdo estudado em sala de aula, colocando o lugar da história ensinada mais próximo do lugar da história pesquisada. ...
Abstract
Working in History classes in a unique and meaningful way is a great challenge, but much needed in the current educational scenario where traditional teaching still prevails despite the variety of spaces and techniques available. In this dissertation I present a new proposal of work with historical sources available in laboratories and collections of the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, through the project "Oficina Jovem Historiador Marista”, developed with students of the ...
Working in History classes in a unique and meaningful way is a great challenge, but much needed in the current educational scenario where traditional teaching still prevails despite the variety of spaces and techniques available. In this dissertation I present a new proposal of work with historical sources available in laboratories and collections of the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, through the project "Oficina Jovem Historiador Marista”, developed with students of the final years of Elementary School of Colégio Marista Champagnat, and through the construction of a pedagogical box. The activities were divided into two stages, the first being the Workshop, which consisted of visits to the places of storage and historical research available at PUCRS, and the second, the construction of a pedagogical box composed of sources available in such collections. The second stage was based on the observations of the students who participated in the Workshop, as well as other suggestions for using the pedagogical box. We sought to create a methodology with historical sources as well as a mere illustration of the content studied in the classroom, placing the history taught closer to the researched history. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7540)Ensino de História (63)
Este item está licenciado na Creative Commons License