Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntoni, Edsonpt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Patrícia Spcehtpt_BR
dc.date.accessioned2019-12-11T03:58:41Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/202467pt_BR
dc.description.abstractTrabalhar História em sala de aula de forma diferenciada e significativa é um grande desafio, mas muito necessário, no atual cenário educativo onde o ensino tradicional ainda prevalece, apesar da variedade de espaços e técnicas disponíveis. Nessa dissertação apresento uma proposta diferenciada de trabalho com fontes históricas disponíveis em laboratórios e acervos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, através do projeto “Oficina Jovem Historiador Marista”, desenvolvido com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Marista Champagnat, e através da construção de uma Caixa Pedagógica. As atividades foram divididas em duas etapas, sendo a primeira a realização da Oficina, composta por visitas aos locais de guarda e pesquisa histórica disponíveis na PUCRS, e a segunda, a construção de uma Caixa Pedagógica composta de fontes disponíveis em tais acervos. A realização da segunda etapa derivou das observações dos estudantes que participaram da Oficina, além de outras sugestões de uso da Caixa Pedagógica. Buscou-se criar uma metodologia com fontes históricas para além de mera ilustração do conteúdo estudado em sala de aula, colocando o lugar da história ensinada mais próximo do lugar da história pesquisada.pt_BR
dc.description.abstractWorking in History classes in a unique and meaningful way is a great challenge, but much needed in the current educational scenario where traditional teaching still prevails despite the variety of spaces and techniques available. In this dissertation I present a new proposal of work with historical sources available in laboratories and collections of the Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, through the project "Oficina Jovem Historiador Marista”, developed with students of the final years of Elementary School of Colégio Marista Champagnat, and through the construction of a pedagogical box. The activities were divided into two stages, the first being the Workshop, which consisted of visits to the places of storage and historical research available at PUCRS, and the second, the construction of a pedagogical box composed of sources available in such collections. The second stage was based on the observations of the students who participated in the Workshop, as well as other suggestions for using the pedagogical box. We sought to create a methodology with historical sources as well as a mere illustration of the content studied in the classroom, placing the history taught closer to the researched history.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectFontes históricaspt_BR
dc.subjectHistorical sourcesen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectPedagogical boxen
dc.titleOficina “Jovem Historiador Marista” : diálogos possíveis entre a Academia e a Escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001107530pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples