Ensino de História: Últimas Submissões
Resultados 11-20 de 63
-
O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS
(2022) [Dissertação]O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica de aula de história na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, ... -
Os valores civilizatórios afro-brasileiros na ERER: uma proposta de Ensino de História por meio do comunitarismo de Beatriz Nascimento (1970-1990)
(2022) [Dissertação]Buscando possibilidades para a execução das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004), neste trabalho, ... -
O ensino da independência do Brasil na perspectiva de grupos subalternizados: uma experiência com jovens de classe média
(2022) [Dissertação]O presente trabalho se propõe a refletir sobre a prática do Ensino de História, utilizando a obra de Ana Zavala como inspiração e principal referencial teórico, em que o professor atua como sujeito teorizador da sua ... -
Ensino de história e letramentos históricos-digitais : a voz dos estudantes nas culturas digitais
(2021) [Dissertação]A presente investigação pretende problematizar, refletir e desenvolver os letramentos digitais em conjunto com o letramento histórico-digital dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental da escola Municipal Hugo Gerdau, ... -
Agência Histórica: uma abordagem por meio do podcast storytelling no Ensino de História
(2022) [Dissertação]Essa pesquisa teve como objetivo compreender as potencialidades da abordagem do conceito de agência histórica por meio da elaboração de um podcast storytelling com estudantes de uma escola municipal do Bairro Guajuviras, ... -
Tempos de diferença: ludicidade e tolerância no ensino de história através de jogos sobre mitos de origem
(2022) [Dissertação]Trata-se de uma pesquisa sobre as qualidades da ludicidade no ensino de história, detendo-se especialmente nas contribuições que a metodologia da gamificação pode acrescentar aos processos de aprendizagem em história, bem ... -
Formação de professores (as) do curso Normal e ensino de história nos Anos Iniciais em Porto Alegre
(2022) [Dissertação]O presente trabalho adota um diálogo sobre a formação de professores de Curso Normal a nível médio e o ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo é contribuir para a formação docente inicial, e ... -
Ensinar em tempos difíceis: gênero e sexualidade no Ensino de História – análise da BNCC, amparos legais e proposta de sequências didáticas
(2021) [Dissertação]O presente trabalho visa analisar as possibilidades de uso em sala de aula das problemáticas do gênero e da sexualidade, em uma proposta de currículo pensado a partir da BNCC. O objetivo da dissertação foi o de construir ... -
Ensino de História, educação das relações étnico-raciais e branquitude: proposições para os currículos dos anos finais do Ensino Fundamental
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa, inserida no campo do ensino de História, analisa as proposições curriculares de História para os anos finais do Ensino Fundamental, com base no referencial teórico da branquitude, da colonialidade e da ... -
Historiopédia: ensino de História e pesquisa na internet
(2022) [Dissertação]Este estudo buscou compreender como estudantes utilizam a internet para consultar informações sobre história. A pesquisa foi realizada com estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, visando identificar os ...