O ensino de história e a lei 10.639/2003: uma experiência de ensino de mitologia iorubá na educação de jovens e adultos na modalidade educação cidadã no município de Canoas/RS
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica de aula de história na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, para os discentes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (8° e 9° ano), possibilidade amparada legalmente pela Lei 10.639/03. Como materiais pedagógicos foram utilizadas duas animações: Orun Aiyê e Oxalá e a criação do mundo, ambas relatando a cr ...
O presente trabalho apresenta uma proposta pedagógica de aula de história na área da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), influenciada pelas teorias decolonial e multiculturalista, sobre mitologia africana, para os discentes de uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental (8° e 9° ano), possibilidade amparada legalmente pela Lei 10.639/03. Como materiais pedagógicos foram utilizadas duas animações: Orun Aiyê e Oxalá e a criação do mundo, ambas relatando a criação do mundo e do homem na perspectiva dos povos ioruba Inicialmente as atividades foram idealizadas para aulas presenciais, porém, com a pandemia da Covid-19 no início de 2020, a suspensão das aulas e seu retorno em modalidade de ensino a distancia, obrigou a uma mudança na metodologia, sendo adequada para essa realidade. O trabalho a principio seria finalizado com a elaboração de uma animação, usando o celular, onde os alunos recriariam narrativas mitológicas a sua escolha, gravariam um podcast ou apresentariam uma gravura com a mesma proposta, sendo essa uma forma dos discentes se apropriarem do conteúdo. Contudo, devido a situações singulares, explicitadas no trabalho, o envolvimento dos alunos na execução das atividades propostas deu se de maneira diferente da planejada. No decorrer do texto, é retomada a trajetória de lutas do movimento negro até a Lei 10.639/03, bem como reflexões sobre as correntes teóricas que inspiram e conceitos que fundamentam esse trabalho: teoria decolonial, multiculturalismo, afroteofobia, racismo estrutural. Questões relacionadas a identidade dos povos ioruba pós diáspora, bem como fundamentos filosóficos religiosos dessas etnias, também são abordadas no trabalho. ...
Abstract
This paper presents a pedagogical framework for a History lesson on Education for Ethnic Racial Relations (ERER), influenced by decolonial and multiculturalism theories on African mythology aimed at students in a Basic Adult Education class ( 8th/9th grades), under 10639/03 section of the Brazilian Federal Education Guidelines Act (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB). Two animated movies were used as pedagogical source: Orun Aiyê and Oxalá e a criação do mundo. Both telling the creatio ...
This paper presents a pedagogical framework for a History lesson on Education for Ethnic Racial Relations (ERER), influenced by decolonial and multiculturalism theories on African mythology aimed at students in a Basic Adult Education class ( 8th/9th grades), under 10639/03 section of the Brazilian Federal Education Guidelines Act (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB). Two animated movies were used as pedagogical source: Orun Aiyê and Oxalá e a criação do mundo. Both telling the creation of the world and humankind through the perspective of Ioruba people. These activities were, initially, planned for in-person lessons, however, as the COVID-19 pandemic early in 2020 led to the suspension and later to virtual lesson, the adjustment in the methodology in order to adapt it to virtual education was necessary. The final stage of the lesson plan would, originally, ask the students to make an animated movie using their cell phones, record a podcast or draw/paint a picture, in which they would recreate the mythological narrative of their choice, using this as a way for the students to claim the subject. However, due to singular situations, explicated on the paper, the engagement of the students in the execution of the proposed activities occurred in a different way from the plan. Throughout the text, the history of battles of the Black Activism up to the enactment of 10639 law is brought back, as well as reflections on the theoretical approaches which inspired this article and concepts used as base to it: decolonial and multiculturalist theories, African theology phobia and structural racism. Issues related to the post-diaspora identity of Yoruba people, along with their religious and philosophical fundamentals, are also analyzed. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
-
Ciências Humanas (7489)Ensino de História (59)
Este item está licenciado na Creative Commons License