Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde: Últimas Submissões
Resultados 21-30 de 610
-
Histórias de vida de docentes da área de ensino de Ciências Naturais da Faculdade de Educação da UFRGS : evidências documentais da formação e do trabalho
(2024) [Dissertação]Este trabalho buscou estudar as vivências e trajetórias individuais de profissionais da docência em ciências naturais atuantes na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No domínio ... -
Carbonos em dança : a construção de um estudo com o corpo em movimento no ensino de Química
(2024) [Dissertação]A presente pesquisa objetiva investigar se práticas interdisciplinares norteadas por experimentações corporais em dança facilitam a construção de conceitos químicos. É feita uma discussão sobre a produção de material ... -
Desordem informacional e educação em Ciências : uma proposta de inoculação contra a desinformação
(2024) [Dissertação]Especialmente a partir do ano de 2016, tornou-se alvo de atenção e preocupação a nível global, o fenômeno da ampla disseminação de informações falsas. Tal fenômeno pode ser interpretado como parte da chamada Desordem ... -
A formação de professoras(es) pedagogas(os) e a ecologia de saberes
(2024) [Tese]Esta tese busca ampliar os debates sobre a diversidade epistemológica, refletindo sobre a produção do conhecimento na intersecção entre a universidade e os Movimentos Sociais do Campo, entendidos aqui como a interação entre ... -
Análise do desempenho de ex-estudantes de doutorado para o desenvolvimento de uma carreira científica de excelência
(2024) [Tese]O desempenho pregresso de um pesquisador e o seu potencial desempenho futuro têm fundamental importância na implementação de políticas públicas de fomento – especialmente em uma economia globalizada e competitiva, em que ... -
Jogos, gamificação e TICs no ensino fundamental de Ciências e Matemática : uma proposta de atividade
(2024) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo compreender como a utilização dos jogos digitais/analógicos, das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de atividades gamificadas podem auxiliar o processo de ... -
Avaliação de propostas de cursos novos (APCN) da Capes : um estudo voltado para o aprimoramento da política pública
(2024) [Tese]A criação de cursos novos de pós-graduação stricto sensu é precedida por uma avaliação realizada pela CAPES, chamada de APCN. Essa avaliação é disciplinada por portarias e tem calendários de submissão quase que todos os ... -
Construção da argumentação como uma proposta para alfabetização científica por meio de uma sequência de ensino investigativa com temática relacionada a impactos humanos em diferentes ecossistemas e perda da biodiversidade
(2024) [Dissertação]A habilidade de analisar conteúdo científico, assim como ser capaz de entender como aquela informação foi obtida, é crucial para que cidadãs e cidadãos possam atuar de forma ativa e responsável na sociedade. A Alfabetização ... -
Formação professor no pós-bolonha uma experiência na Universidade do Porto/Portugal
(2024) [Tese]A imersão nessa pesquisa está enraizada na minha história de vida, principalmente nas inquietações em prol da Educação pública de qualidade e inclusiva, sem evasão e sem retenção, bem como na maneira de pensar e de perceber ... -
Programação e pensamento computacional no ensino fundamental : o Scratch como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências
(2024) [Dissertação]A presente dissertação, pertencente a linha de pesquisa "Processos de ensino e aprendizagem em ambientes formais e não formais" do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do ...