Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde |
Últimas Submissões
-
Qualificação de periódicos científicos e o seu papel na pós-graduação stricto sensu do Brasil
(2024) [Tese]A tese analisa o desenvolvimento dos periódicos científicos e seus processos de avaliação de qualidade, destacando como essa avaliação influencia a produção científica da pós-graduação stricto sensu brasileira. O objetivo ... -
Unisaber framework : estratégias de formação permanente de docentes na escola
(2024) [Tese]Este estudo tem como objetivo investigar as percepções e satisfação de professores em relação a um curso de formação continuada. Inserido em um projeto de doutorado voltado à capacitação docente, o estudo utiliza uma ... -
Ludicidade em Ciências da Natureza no ensino fundamental : narrativas da docência na pandemia e pós-pandemia
(2024) [Dissertação]A presente pesquisa analisa a utilização da abordagem lúdica como estratégia didática docente no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, no contexto da pandemia de COVID-19 e no cenário pós-pandemia. O ... -
Percepção dos docentes e discentes sobre a curricularização da extensão nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física e Química da Universidade de Passo Fundo-RS
(2024) [Tese]Os principais eixos das Instituições de Ensino Superior brasileira são considerados os pilares fundamentais da educação, por meio do Ensino, Pesquisa e Extensão como uma importante estratégia utilizada na formação acadêmica, ... -
O programa nacional de formação de professores da educação básica (PARFOR) : da implementação à repercussão na prática profissional dos professores de Ciências e de Matemática
(2024) [Tese]De acordo com o último censo escolar divulgado pelo Inep, no Brasil há mais de 150 mil professores sem formação em nível superior, além de uma quantidade expressiva de professores que possuem formação em nível superior, ... -
Articulação entre interdisciplinaridade e alfabetização científica : os desafios na formação de professores de escolas públicas na região da Campanha do Rio Grande do Sul
(2024) [Tese]A Tese tem como foco o ensino de Ciências da Natureza no Ensino Médio, fundamentado nos princípios da Alfabetização Científica e da interdisciplinaridade. O objetivo geral da pesquisa foi avaliar como a interdisciplinaridade ... -
Internacionalização acadêmica em Química : impacto na produção científica e redes de colaboração de pesquisadores brasileiros
(2024) [Tese]Este trabalho avaliou o desempenho da produção científica brasileira e o impacto da formação acadêmica no exterior na produção científica dos doutores em Química que participaram do programa de Doutorado Sanduíche no ... -
Parcerias público-privadas na produção de políticas curriculares com foco na reforma do ensino médio : área de Ciências da Natureza
(2024) [Tese]A pesquisa investiga como a educação vem sendo tratada como um objeto de investimento financeiro por grupos empresariais e agências filantrópicas, entre outros, que, por meio de parcerias público-privadas, produzem políticas ... -
Formação docente aplicada ao desenvolvimento de projetos transdisciplinares em nanobiotecnologia no ensino médio
(2024) [Tese]O Ministério da Educação, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos normativos, tem proposto reformas para aprimorar o sistema educacional brasileiro. Embora haja controvérsias em torno da BNCC, ... -
A perspectiva ciência, tecnologia e sociedade no contexto da reforma do novo ensino médio : um estudo em documentos oficiais e em uma coleção de livros didáticos de Ciências da Natureza e suas tecnologias/química
(2024) [Dissertação]A pesquisa tem como objetivo investigar como se materializa a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), na área de Ciências da Natureza/Química, nas políticas curriculares para o Novo Ensino Médio (NEM), mediante ...