Desordem informacional e educação em Ciências : uma proposta de inoculação contra a desinformação
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Especialmente a partir do ano de 2016, tornou-se alvo de atenção e preocupação a nível global, o fenômeno da ampla disseminação de informações falsas. Tal fenômeno pode ser interpretado como parte da chamada Desordem Informacional, mas também ampara a discussão a respeito da possível chegada de uma Era da Pós-Verdade. Este trabalho teve como objetivo investigar a interlocução entre o fenômeno da Desordem Informacional e a área de Educação em Ciências, e desenvolver uma intervenção contra a desi ...
Especialmente a partir do ano de 2016, tornou-se alvo de atenção e preocupação a nível global, o fenômeno da ampla disseminação de informações falsas. Tal fenômeno pode ser interpretado como parte da chamada Desordem Informacional, mas também ampara a discussão a respeito da possível chegada de uma Era da Pós-Verdade. Este trabalho teve como objetivo investigar a interlocução entre o fenômeno da Desordem Informacional e a área de Educação em Ciências, e desenvolver uma intervenção contra a desinformação, em aulas de ciências do Ensino Fundamental. A pesquisa contou com três elementos principais: a) uma revisão bibliográfica, mapeando e analisando produções brasileiras acerca de intervenções contra a desinformação, em teses e dissertações; b) uma exploração das percepções discentes acerca do fenômeno da desordem informacional; c) um estudo de caso, apresentando e avaliando o processo de implementação de uma intervenção contra a desinformação, em aulas de ciências da natureza do ensino fundamental, utilizando elementos da estratégia de inoculação contra a desinformação. A intervenção foi realizada em turmas de sétimo ano do ensino fundamental, em uma escola municipal da região serrana do Rio Grande do Sul. Os dados da revisão foram coletados através do repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Para a análise das percepções discentes e avaliação da intervenção, foram coletadas respostas a questionários, materiais escritos produzidos pelos estudantes, e um diário de bordo elaborado pelo professor. Os dados foram avaliados através de uma abordagem mista, possibilitando uma aproximação mais abrangente dos fenômenos estudados. Nossa revisão apontou para a prevalência de intervenções educacionais, mobilizando especialmente as diversas alfabetizações e letramentos. O estudo das percepções discentes possibilitou destrinchar critérios utilizados pelos estudantes para julgar informações em ambientes virtuais, além de analisar suas concepções quanto às soluções possíveis para a disseminação de informações falsas, e as motivações envolvidas no fenômeno. Por fim, a análise da intervenção possibilitou avaliar uma série de seus desdobramentos sobre os participantes de pesquisa, e destacar o potencial da discussão objetiva de informações falsas em sala de aula, como recurso para a contextualização e aprendizagem, e no sentido de formar estudantes preparados para lidar, de forma ativa e informada, com o fenômeno da desinformação. A pesquisa contribui para o campo de pesquisa sobre o combate à desinformação na Educação em Ciências, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas para o ensino de Ciências crítico, em um contexto marcado pela desordem informacional. ...
Abstract
Especially since 2016, the phenomenon of widespread dissemination of false information has become a target of global attention and concern. This phenomenon can be interpreted as part of the so-called Information Disorder, but it also supports the discussion regarding the possible arrival of a Post-Truth Era. This work aimed to investigate the interplay between the phenomenon of Information Disorder and the area of Science Education, and to develop an intervention against disinformation in eleme ...
Especially since 2016, the phenomenon of widespread dissemination of false information has become a target of global attention and concern. This phenomenon can be interpreted as part of the so-called Information Disorder, but it also supports the discussion regarding the possible arrival of a Post-Truth Era. This work aimed to investigate the interplay between the phenomenon of Information Disorder and the area of Science Education, and to develop an intervention against disinformation in elementary school science classes. The research included three main elements: a) a bibliographic review, mapping and analyzing Brazilian productions about interventions against disinformation, in theses and dissertations; b) an exploration of student perceptions regarding the phenomenon of information disorder; c) a case study, presenting and evaluating the process of implementing an intervention against misinformation, in science classes in elementary school, using elements of the inoculation strategy against disinformation. The intervention was carried out in seventh-year elementary school classes, in a municipal school in the mountainous region of Rio Grande do Sul. The review data was collected through the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations repository. To analyze student perceptions and evaluate the intervention, responses to questionnaires, written materials produced by students, and a logbook prepared by the teacher were collected. The data were evaluated through a mixed method, enabling a more comprehensive approach to the phenomena studied. Our review pointed to the prevalence of educational interventions, especially mobilizing the different literacy skills. The study of student perceptions made it possible to unravel criteria used by students to judge information in virtual environments, in addition to analyzing their conceptions regarding possible solutions for the dissemination of false information, and the motivations involved in the phenomenon. Finally, the analysis of the intervention made it possible to evaluate a series of its consequences on research participants, and highlight the potential of objectively discussing false information in the classroom, as a resource for contextualization and learning, and in order to prepare students to deal, in an active and informed way, with the phenomenon of disinformation. The research contributes to the field of research on combating misinformation in Science Education, offering subsidies for the development of pedagogical strategies for critical Science teaching, in a context marked by informational disorder. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2564)
Este item está licenciado na Creative Commons License