Narrativas sobre a escola em tempos de covid-19 na bbc news e zero hora: o que os professores, alunos e pais têm a dizer?
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação problematiza as discursividades acerca da escola durante o período da pandemia covid-19 no Brasil. Pelas lentes dos Estudos Culturais e estudos foucaultianos, em uma perspectiva pós-estruturalista, tem como problema de pesquisa questionar quais as permanências e rupturas espaço-temporais da escola na pandemia e do lugar do professor se tornam notáveis nas discursividades presentes nos jornais digitais a partir da comunidade escolar. Para isso, tem como objetivo analisar algumas ...
Esta dissertação problematiza as discursividades acerca da escola durante o período da pandemia covid-19 no Brasil. Pelas lentes dos Estudos Culturais e estudos foucaultianos, em uma perspectiva pós-estruturalista, tem como problema de pesquisa questionar quais as permanências e rupturas espaço-temporais da escola na pandemia e do lugar do professor se tornam notáveis nas discursividades presentes nos jornais digitais a partir da comunidade escolar. Para isso, tem como objetivo analisar algumas das discursividades de professores, alunos e pais em relação às configurações da escola no período de isolamento social durante a pandemia e (re)produzidas em reportagens de dois jornais de circulação nacional e regional no Brasil, BBC News Brasil e Zero Hora. A pesquisa justifica-se por tratar de um tema tão contundente e sensível que é e seguirá sendo necessário de ser debatido: os efeitos da pandemia na educação a partir das possíveis articulações que surgiram em determinadas condições. Como metodologia, foi trabalhada uma análise discursiva de inspiração foucaultiana a partir do corpus organizado a partir dos dois jornais que, a partir das delimitações, totalizaram 20 reportagens e a construção de um quadro sinóptico que resultou em duas categorias analíticas: Reestruturação da escola: outros tempos, outros espaços e Precarização docente e o empreendedor de si. O primeiro deles aborda as significativas reestruturações que a escola teve que fazer diante das condições colocadas pela pandemia como uma crise estratégica da articulação entre neoliberalismo e educação. E, na segunda categoria, relaciona as possibilidades compreender a precarização docente e o adensamento da lógica empresarial e a educação diante do conceito de empreendedor de si no período selecionado junto de possíveis maneiras de compreender, problematizar e contextualizar as condições de possibilidade que envolvem essa questão. ...
Abstract
This dissertation problematizes the discursivities about the school during the period of the covid-19 pandemic in Brazil. Based on Cultural Studies and Foucauldian studies, in a poststructuralist perspective, it has as a research problem to question which space and temporal permanences and ruptures of the school in the pandemic and the teatchers place become notable in the discursivities present in digital newspapers from the school community. For this, it aims to analyze some of the discursivi ...
This dissertation problematizes the discursivities about the school during the period of the covid-19 pandemic in Brazil. Based on Cultural Studies and Foucauldian studies, in a poststructuralist perspective, it has as a research problem to question which space and temporal permanences and ruptures of the school in the pandemic and the teatchers place become notable in the discursivities present in digital newspapers from the school community. For this, it aims to analyze some of the discursivities of teachers, students and parents in relation to the configurations of the school in the period of social isolation during the pandemic and (re)produced in reports from two newspapers of national and regional circulation in Brazil, BBC News Brazil and Zero Hora. The research is justified because it deals with such a forceful and sensitive theme that is, and will continue to be, necessary to be debated: the effects of the pandemic on education from the possible articulations that emerged under certain conditions. As methodology, a discourse analysis of Foucauldian inspiration was carried out based on the corpus organized from the two newspapers, which, based on the delimitations, totaled 20 reports and the construction of a synoptic table that resulted in two analytical categories: Restructuring of the school: other times, other spaces and Teaching Precariousness and the entrepreneur of the self. The first one addresses the significant restructuring that the school had to do in face of the conditions posed by the pandemic as a strategic crisis of the articulation between neoliberalism and education. And, in the second category, it relates the possibilities of understanding the precariousness of teaching and the thickening of the entrepreneurial logic and education in the face of the concept of self-entrepreneur in the selected period along with possible ways of understanding, problematizing, and contextualizing the conditions of possibility that involve this issue. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7817)Educação (2608)
Este item está licenciado na Creative Commons License
