Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Cristianne Maria Famerpt_BR
dc.contributor.authorGarziera, Caroline Brandellipt_BR
dc.date.accessioned2025-07-03T08:03:46Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/293520pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação problematiza as discursividades acerca da escola durante o período da pandemia covid-19 no Brasil. Pelas lentes dos Estudos Culturais e estudos foucaultianos, em uma perspectiva pós-estruturalista, tem como problema de pesquisa questionar quais as permanências e rupturas espaço-temporais da escola na pandemia e do lugar do professor se tornam notáveis nas discursividades presentes nos jornais digitais a partir da comunidade escolar. Para isso, tem como objetivo analisar algumas das discursividades de professores, alunos e pais em relação às configurações da escola no período de isolamento social durante a pandemia e (re)produzidas em reportagens de dois jornais de circulação nacional e regional no Brasil, BBC News Brasil e Zero Hora. A pesquisa justifica-se por tratar de um tema tão contundente e sensível que é e seguirá sendo necessário de ser debatido: os efeitos da pandemia na educação a partir das possíveis articulações que surgiram em determinadas condições. Como metodologia, foi trabalhada uma análise discursiva de inspiração foucaultiana a partir do corpus organizado a partir dos dois jornais que, a partir das delimitações, totalizaram 20 reportagens e a construção de um quadro sinóptico que resultou em duas categorias analíticas: Reestruturação da escola: outros tempos, outros espaços e Precarização docente e o empreendedor de si. O primeiro deles aborda as significativas reestruturações que a escola teve que fazer diante das condições colocadas pela pandemia como uma crise estratégica da articulação entre neoliberalismo e educação. E, na segunda categoria, relaciona as possibilidades compreender a precarização docente e o adensamento da lógica empresarial e a educação diante do conceito de empreendedor de si no período selecionado junto de possíveis maneiras de compreender, problematizar e contextualizar as condições de possibilidade que envolvem essa questão.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation problematizes the discursivities about the school during the period of the covid-19 pandemic in Brazil. Based on Cultural Studies and Foucauldian studies, in a poststructuralist perspective, it has as a research problem to question which space and temporal permanences and ruptures of the school in the pandemic and the teatchers place become notable in the discursivities present in digital newspapers from the school community. For this, it aims to analyze some of the discursivities of teachers, students and parents in relation to the configurations of the school in the period of social isolation during the pandemic and (re)produced in reports from two newspapers of national and regional circulation in Brazil, BBC News Brazil and Zero Hora. The research is justified because it deals with such a forceful and sensitive theme that is, and will continue to be, necessary to be debated: the effects of the pandemic on education from the possible articulations that emerged under certain conditions. As methodology, a discourse analysis of Foucauldian inspiration was carried out based on the corpus organized from the two newspapers, which, based on the delimitations, totaled 20 reports and the construction of a synoptic table that resulted in two analytical categories: Restructuring of the school: other times, other spaces and Teaching Precariousness and the entrepreneur of the self. The first one addresses the significant restructuring that the school had to do in face of the conditions posed by the pandemic as a strategic crisis of the articulation between neoliberalism and education. And, in the second category, it relates the possibilities of understanding the precariousness of teaching and the thickening of the entrepreneurial logic and education in the face of the concept of self-entrepreneur in the selected period along with possible ways of understanding, problematizing, and contextualizing the conditions of possibility that involve this issue.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectschoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectpandemicen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-2023)pt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalhopt_BR
dc.subjectpoststructuralismen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectteaching precariousnessen
dc.subjectentrepreneur of the selfen
dc.titleNarrativas sobre a escola em tempos de covid-19 na bbc news e zero hora: o que os professores, alunos e pais têm a dizer?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001177796pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples