O desenhar como linguagem no ensino de história : uma experiência a partir da produção de releituras do renascimento
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar as potencialidades do desenhar como linguagem que se relaciona ao Ensino de História. Criar estratégias que visem proporcionar experiências didáticas significativas para os estudantes é um desafio no cotidiano dos professores. Partindo de uma reflexão sobre a minha trajetória percebi diversas interseções entre a História e as Artes em minha formação e atuação enquanto estudante e professora. Assim, a partir de inquietações especialmente no que ...
Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar as potencialidades do desenhar como linguagem que se relaciona ao Ensino de História. Criar estratégias que visem proporcionar experiências didáticas significativas para os estudantes é um desafio no cotidiano dos professores. Partindo de uma reflexão sobre a minha trajetória percebi diversas interseções entre a História e as Artes em minha formação e atuação enquanto estudante e professora. Assim, a partir de inquietações especialmente no que diz respeito à metodologia e o uso de linguagens diversificadas no ensino de História, me propus a refletir sobre o potencial do desenhar como base para propostas de práticas pedagógicas que favoreçam o processo de ensino aprendizagem dos conteúdos relacionados a essa disciplina. Esta pesquisa está dividida em duas partes. Na primeira, busquei articular um diálogo entre autores do campo do Ensino de História, Artes e Pedagogia. Autores como Caimi e Seffner trouxeram reflexões relativas aos múltiplos saberes que perpassam a atuação docente no Ensino de História, bem como a importância da mobilização de linguagens diversificadas em sala de aula. No campo da arte, autores como Barbosa e Albano nos auxiliaram nas reflexões acerca do desenho na educação escolar. Olivares e Calbó também entraram no diálogo construído entre os autores a partir da abordagem do desenho como recurso didático. Por fim, Freire compõe a conversa trazendo a perspectiva do estudante como sujeito autônomo na sala de aula. Partindo de um entrelaçamento entre essas ideias foram elaboradas cinco categorias de análise de trabalhos envolvendo práticas que tiveram o desenhar como base realizadas entre 2017 e 2024: sensibilização e aproximação estética, narrativa de eventos cronológicos, elaboração de conceitos, mobilização de conceitos e categorias históricas e desenvolvimento de imaginação histórica. Essas categorias foram organizadas pensando nos meus objetivos enquanto docente ao elaborar cada proposta. Na segunda parte do trabalho apresento o relato de uma experiência didática pensada e executada em três turmas de 7ºs Anos do Ensino Fundamental no ano de 2022 com a finalidade de ser objeto de análise neste trabalho. A proposta realizada pelos estudantes consistiu na elaboração de uma releitura de obras do Renascimento Artístico que agregassem em sua produção elementos de obras audiovisuais da atualidade. As possibilidades didáticas de ampliar os repertórios de atividades utilizando o desenhar são múltiplas e proporcionam oportunidades singulares de deslocar o protagonismo da sala de aula para os estudantes a partir de produções que instigam o pensamento criativo, o desenvolvimento da autonomia e a valorização da práxis. A análise dos trabalhos dos estudantes considerando as categorias que foram construídas ao longo da pesquisa apresentaram evidências do seu processo de aprendizagem através do desenhar, tais como a elaboração de conceitos históricos e sua relação com elementos culturais da atualidade através da produção de releitura. ...
Abstract
The main objective of this research is to analyze the potential of drawing as a language related to the Teaching of History. Developing strategies that provide meaningful didactic experiences for students is a challenge in teachers' daily practice. Reflecting on my own journey, I have noticed various intersections between History and the Arts in my training and performance as a student and teacher. Thus, based on concerns, particularly regarding methodology and the use of diverse languages in t ...
The main objective of this research is to analyze the potential of drawing as a language related to the Teaching of History. Developing strategies that provide meaningful didactic experiences for students is a challenge in teachers' daily practice. Reflecting on my own journey, I have noticed various intersections between History and the Arts in my training and performance as a student and teacher. Thus, based on concerns, particularly regarding methodology and the use of diverse languages in the teaching of History, I proposed to reflect on the potential of drawing as a foundation for pedagogical practices that enhance the teaching and learning process of the contents related to this discipline. This research is divided into two parts. In the first, I sought to establish a dialogue between authors from the fields of History Teaching, Arts and Pedagogy. Authors such as Caimi and Seffner brought reflections on the multiple knowledges that permeate teaching in History Teaching, as well as the importance of mobilizing diverse languages in the classroom. In the field of art, authors such as Barbosa and Albano helped us reflect on drawing in school education. Olivares and Calbó also entered the dialogue built between the authors based on the approach of drawing as a teaching resource. Finally, Freire composes the conversation by bringing the perspective of the student as an autonomous subject in the classroom. From this, five categories of analysis were drawn up for works involving drawing-based practices carried out between 2017 and 2024: raising awareness and aesthetic approach, narrative of chronological events, elaboration of concepts, manipulation of historical concepts and categories, and development of historical imagination. These categories were organized considering my objectives as a teacher in mind when drawing up each proposal. In the second part of the work, I present a report on a didactic experience designed and carried out in three 7th grade classes of Elementary School in 2022 with the aim of being the object of analysis in this research. The proposal carried out by the students consisted of developing a reinterpretation of works from the Artistic Renaissance that incorporated elements of current audiovisual works into their production. The didactic possibilities of expanding the repertoire of activities using drawing are multiple and provide unique opportunities to shift classroom protagonism to students, through productions that instigate creative thinking, the development of autonomy and the valorization of praxis. The analysis of the students' work, considering the categories that were constructed throughout the research, presented evidence of their learning process through drawing, such as the elaboration of historical concepts and their relationship with current cultural elements through the production of reinterpretation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
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Ciências Humanas (7765)Ensino de História (67)
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