História e literatura : desafios da educação, possibilidades contemporâneas e propostas para o ensino de História
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação apresenta uma discussão sobre o ensino de História para os anos finais do ensino fundamental a partir do uso de narrativas literárias, focando no trabalho com a imaginação e a criatividade. Ressalta-se que esse tipo de trabalho em sala de aula pode contribuir tanto para o aprendizado dos conhecimentos históricos, mas também para permitir ao estudante pensar novas alternativas de passado e de futuro. Nesse sentido, trabalhamos com a concepção de Imaginação Histórica como aparece ...
Esta dissertação apresenta uma discussão sobre o ensino de História para os anos finais do ensino fundamental a partir do uso de narrativas literárias, focando no trabalho com a imaginação e a criatividade. Ressalta-se que esse tipo de trabalho em sala de aula pode contribuir tanto para o aprendizado dos conhecimentos históricos, mas também para permitir ao estudante pensar novas alternativas de passado e de futuro. Nesse sentido, trabalhamos com a concepção de Imaginação Histórica como aparece em Pereira (2020), ou seja, como o elemento criativo na construção da História e que contribua para fomentar os sonhos num mundo onde as utopias foram desacreditadas por uma visão cientificista do tempo. Para auxiliar os professores de História na aplicação destas aulas, apresento proposições de práticas utilizando narrativas literárias no ensino de história de acordo com os códigos de habilidades propalado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental. Este documento curricular é visto aqui sob um viés crítico, que entende conceitos como “habilidades” e “competências” como um discurso pedagógico de uma sociedade cada vez mais impregnada do discurso neoliberal, na perspectiva de Laval (2019). Assim, as práticas aqui propostas procuram superar o proposto por um documento que entende a educação de um ponto de vista econômico, sendo os estudantes inseridos numa lógica de mercadoria e consumo, propondo um ensino de História mais humanístico e reflexivo. ...
Abstract
This dissertation presents a discussion on teaching History for the final years of elementary school using literary narratives, focusing on working with imagination and creativity. It is noteworthy that this type of work in the classroom can contribute both to the learning of historical knowledge, but also to allowing the student to think about new alternatives for the past and future. In this sense, we work with the conception of Historical Imagination as it appears in Pereira (2020), that is, ...
This dissertation presents a discussion on teaching History for the final years of elementary school using literary narratives, focusing on working with imagination and creativity. It is noteworthy that this type of work in the classroom can contribute both to the learning of historical knowledge, but also to allowing the student to think about new alternatives for the past and future. In this sense, we work with the conception of Historical Imagination as it appears in Pereira (2020), that is, as the creative element in the construction of History and which contributes to fostering dreams in a world where utopias have been discredited by a scientific vision of time. To assist History teachers in the application of these classes, I present proposals for practices using literary narratives in teaching history in accordance with the skill codes published by the Base Nacional Comum Curriclar (BNCC) for Elementary Education. This curricular document is seen here from a critical perspective, which understands concepts such as “skills” and “competences” as a pedagogical discourse of a society increasingly permeated with neoliberal discourse, from the perspective of Laval (2019). Thus, the practices proposed here seek to overcome what is proposed by a document that understands education from an economic point of view, with students inserted into a logic of merchandise and consumption, proposing a more humanistic and reflective History teaching. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
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Ciências Humanas (7540)Ensino de História (63)
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