O estudo da migração no ensino fundamental : humanizando sujeitos e saberes
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Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
O processo de migração é marcado pelo movimento de pessoas de um lugar para o outro e ocorre de forma ampla e complexa a partir de diversas situações. É comum encontrarmos o tema da migração em diversos meios de comunicação com notícias sobre o movimento de pessoas em todo o globo. Com base neste contexto, esta pesquisa tem como objeto o estudo da migração em sala de aula. O trabalho foi realizado com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms – Unidad ...
O processo de migração é marcado pelo movimento de pessoas de um lugar para o outro e ocorre de forma ampla e complexa a partir de diversas situações. É comum encontrarmos o tema da migração em diversos meios de comunicação com notícias sobre o movimento de pessoas em todo o globo. Com base neste contexto, esta pesquisa tem como objeto o estudo da migração em sala de aula. O trabalho foi realizado com estudantes do sétimo ano do Ensino Fundamental do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms – Unidade Zona Norte, localizada na cidade de Porto Alegre. O objetivo desta pesquisa pretendeu colocar jovens como sujeitos históricos, com experiência de vida composta por conhecimentos e saberes significativos, mas também, procurou construir instrumentos que permitiram desenvolver a humanização dos olhares dos estudantes sobre o movimento de migração, a partir da ideia de que o processo é formado por pessoas, com vidas reais, também compostas por trajetórias e experiências únicas. Os referenciais teórico-metodológicos encontram-se alicerçados nos estudos decoloniais. Autores como Enrique Dussel, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh, entre outros, contribuíram para a problematização de conteúdos marcados por visões eurocêntricas, bem como, foram responsáveis pela ideia de que não há no mundo apenas uma forma de conhecimento, o que revela inúmeras compreensões com diferentes racionalidades, temporalidades e experiências de sujeitos históricos. Assim, a construção de conhecimentos pautados em experiências de vida dos estudantes, favorece um trabalho com ênfase nas diversas formas de saber e ver o mundo, elemento facilitador no desenvolvimento de olhares humanizados sobre outras realidades de vida, olhares também direcionados para os sujeitos históricos que vivenciam os processos de migração. A produção de fontes históricas pelos jovens, durante as etapas das sequências didáticas, permitiu que houvesse por parte dos envolvidos, o desenvolvimento de olhares sobre suas próprias posturas carregadas de preconceitos e estereótipos. A construção de conhecimento assim, se deu na prática dos estudantes a partir de suas próprias problematizações. Além disso, os envolvidos participaram do processo de reconhecimento e identificação com trajetórias migrantes e puderam humanizar realidades de vidas: as suas e a daqueles que migram. ...
Abstract
The migration process is marked by the movement of people from one place to another and occurs in a wide and complex way from several situations. It is common to find the topic of migration in various media with news about the movement of people around the globe. Based on this context, this research has as its object the study of migration in the classroom. The work was carried out with students from the seventh grade of the Elementary School of the Centro de Ensino Médio Pastor Dohms - Unidade ...
The migration process is marked by the movement of people from one place to another and occurs in a wide and complex way from several situations. It is common to find the topic of migration in various media with news about the movement of people around the globe. Based on this context, this research has as its object the study of migration in the classroom. The work was carried out with students from the seventh grade of the Elementary School of the Centro de Ensino Médio Pastor Dohms - Unidade Zona Norte, located in Porto Alegre city. The objective of this research intended to place the students as historical subjects, with life experience composed of significant knowledge and know-how, but also sought to build instruments that allowed the development of the humanization of the students perspectives about the migration movement, from the idea that the process is formed by people, with real lives, also composed of unique trajectories and experiences. The theoretical-methodological references are based on the studies of colonialists. Authors such as Enrique Dussel, Boaventura de Sousa Santos, Catherine Walsh, among others, contributed to the problematization of contents characterized by Eurocentric visions, as well as, were responsible for the idea that there is not only one form of knowledge in the world, which reveals numerous understandings with different rationalities, timing and experiences of historical subjects. Thus, the construction of knowledge based on the life experiences of students, encourages a work with emphasis on different ways of knowing and seeing the world, a factor that facilitates the development of humanized perspectives on other realities of life, also aimed at historical subjects who experience the processes of migration. The development of historical sources by the students, during the stages of the didactic sequences, allowed for the development of glances on their own postures loaded with prejudices and stereotypes. The construction of knowledge in this way took place in the practice of the students from their own situations. Moreover, students participated in the process of recognition and identification with migrant trajectories and were able to humanize life realities: their own and those of those who migrate. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.
Coleções
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Ciências Humanas (7466)Ensino de História (58)
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