Linguística, Letras e Artes: Últimas Submissões
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Textos jornalísticos no ensino de língua portuguesa : proposta de atividade com elementos coesivos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo tem por objetivo explorar textos jornalísticos para o ensino de língua portuguesa, com o intuito de ampliar seus usos em sala de aula para além das comuns exposições sobre gêneros textuais. Por acreditar que ... -
Uma análise do tratamento da semântica nos livros didáticos
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho objetiva fazer uma análise de um conjunto de livros didáticos de Língua Portuguesa, sobretudo no que respeita à forma como é tratado o conteúdo de semântica constante em tais obras. Para isso, tomaremos como ... -
O uso denotado e conotado no ensino da língua portuguesa : o caso do bullying
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo se presta a fazer uma reflexão sobre o uso de determinados itens lexicais ou expressões da língua portuguesa, tanto na modalidade denotada quanto conotada, no que tange a situações comunicativas marcadas pela ... -
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho de conclusão de curso propõe uma sequência de atividades interativas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), utilizado como apoio ao ensino presencial, ... -
O gênero masculino nos livros didáticos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a descrição do gênero masculino nos livros didáticos, tendo em vista a existência de dois pontos de vista sobre o fenômeno, quais sejam: masculino como forma não ... -
Didatizando a acentuação gráfica : uma proposta de atividade em sala de aula
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo analisar a metodologia de ensino da acentuação gráfica do português utilizada na Rede Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Para tanto, selecionamos um corpus de pesquisa constituído pelos ... -
Critérios de definição do substantivo
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente artigo tem por objetivo analisar os exercícios referentes às classes de palavras propostos nos livros didáticos e discutir a pertinência dos critérios apresentados. Para classificar as palavras é importante levar ... -
Aprendendo e ensinando a ortografia das flexões verbais : um estudo de caso
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo investigar a produção escrita de alunos de sétima série do Ensino Fundamental (ensino de 8 anos) de uma escola pública, no que tange ao ensino e à aprendizagem da ortografia das flexões ... -
A presença de 'a gente' em gramáticas e livros didáticos : uma reflexão voltada ao ensino de língua portuguesa
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Análise de sete gramáticas e seis livros didáticos acerca do espaço destinado ao termo a gente, bem como uma reflexão e retomada de dados sociolinguísticos a respeito do uso do referido termo em contextos reais de fala, a ... -
O valor semântico do prefixo 'em' em verbos parassintéticos análise de livros didáticos
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]Dentre a categoria geral dos verbos, há uma subclasse de formações parassintéticas formada por um pequeno conjunto de formas prefixais e sufixais. Entre essas formações, encontram-se os verbos iniciados pelo prefixo em-, ...