Resultados 91-100 de 145

    • Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício 

      Dutra, Adriana Teixeira (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta ...
    • A conjunção adversativa 'mas' como mecanismo de coesão em textos escolares 

      Stein, Adeline (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      o presente artigo apresenta um estudo sobre a conjunção adversativa “mas” do ponto de vista da Linguística Textual. Depois de discorrer sobre o que pensam alguns gramáticos e linguistas, são analisados textos escritos por ...
    • Elementos Coesivos 

      Telles, Gabriela (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo relacionar questões relevantes à boa escrita de textos. Desta forma ele trata da coerência e coesão, aspectos da linguística textual que são fundamentais para a estruturação de um texto. ...
    • A concorrência das preposições 'a', 'em' e 'para' nos usos do português brasileiro : uma proposta de abordagem no ensino das preposições 

      Martins, Alperi (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo discute a concorrência das preposições a, em e para nas regências dos verbos de direção/movimento e de estado nos usos do português brasileiro. Em razão dessa ocorrência na língua, pretende-se abordar os usos ...
    • A flexão de número dos substantivos terminados em -ão : um estudo de caso 

      Kroth, Évilin da Rosa (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem como objetivo apresentar um breve relato de um estudo de caso realizado com uma turma da 7ª. Série do Ensino Fundamental. Trata-se de uma tentativa de avaliar se os alunos dessa turma conhecem como se ...
    • Uma visão funcional da conjunção 'mas' 

      Oliveira, Valéria Teresinha Farias de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Os objetivos deste trabalho são os seguintes: (a) refletir sobre as particularidades do articulador textual mas e a sua importância dentro do texto; (b) fazer a análise das abordagens desse articulador em dois livros ...
    • Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor 

      Führ, Mirian (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, ...
    • Ensino de língua portuguesa e formação docente 

      Szupszynski, Joseane Cardoso Trelles (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) representa um avanço importante para o ensino no Brasil. Neste artigo, analisam-se algumas dificuldades com as quais os professores precisam lidar nas suas práticas ...
    • Gênero gramatical : análise de livros didáticos 

      Silva, Geraldine Thomas da (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva analisar a maneira como autores de livros didáticos abordam as propriedades morfossintáticas do gênero gramatical. A ideia de se realizar uma pesquisa sobre esse tema está centrada no fato de que ...
    • As multifunções do vocábulo 'onde' 

      Borges, Iuri (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo trata da generalização - extensão de sentido - do vocábulo onde, que pode ir além da noção de espaço geográfico, ampliando a sua possibilidade de uso para outras noções mais abstratas. Para tanto, objetiva-se ...