Resultados 71-80 de 145

    • O dicionário escolar em sala de aula : análise de verbetes que definem classes gramaticais 

      Dias, Raquel Aquino (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A partir da coleta e da análise dos verbetes gramaticais de quatro dicionários escolares avaliados, selecionados, recomendado e distribuídos pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2012, ...
    • Uma análise da reflexão do gênero feminino em livros didáticos 

      Oliveira, Fernanda Rodrigues de (2014) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma análise da categoria morfológica de gênero dos substantivos da língua portuguesa, tendo em destaque a formação do feminino, observada, sobretudo, no âmbito dos livros didáticos. Existe um ...
    • A formação do plural dos substantivos terminados em ditongo nasal -ão 

      Pivetta, Vera (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a categoria morfológica de número dos substantivos da língua portuguesa terminados em ditongo –ão, tendo em vista sua aparente irregularidade há muito vir causando problemas ...
    • As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna 

      Bordin, Dinéia (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o ...
    • Análise de um drama pessoal em "Doze homens e uma sentença" pela teoria da relevância 

      Scalabrin, Vânia Teresinha Machado (2014) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo faz uma análise do drama pessoal do jurado nº 3 no filme Doze Homens e uma Sentença a partir da Teoria da Relevância. São analisadas frases do referido personagem e, tomando como base o seu conteúdo, são ...
    • Para além da função locativa : uma análise dos advérbios de lugar em textos argumentativos 

      Souza, Leoni Meyer de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste artigo, analisamos os advérbios de lugar em textos escolares argumentativos, objetivando verificar os outros usos textuais dos advérbios de lugar além do seu sentido primário locativo.
    • Produção textual e enunciação : a aproximação entre teoria e prática 

      Lima, Caroline Rodrigues de (2014) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A produção textual no Ensino Médio, em grande parte resume-se a uma prática centrada na estrutura dissertativa e no treino de períodos impessoais. Essa insistência, há anos presente no final da Educação Básica, sustenta-se ...
    • Diagnóstico preliminar sobre a presença de estudos etimológicos no contexto escolar 

      Souza, Gabrielle Perotto de (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta algumas reflexões acerca da presença de estudos etimológicos no contexto escolar. Em particular, realiza-se a análise de cinco livros didáticos da 8ª série do ensino fundamental e dois livros didáticos ...
    • Predicativo : integrante ou acessório? 

      Castilhos, Gabriela Soares (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O artigo a seguir questiona o posicionamento do termo oracional - predicativo, sendo do sujeito ou do objeto, nas gramáticas tradicionais. Elas não chegam a um consenso quanto à sua classificação. A pergunta que guiou este ...
    • O pronome relativo e sua análise em livros didáticos 

      Ahnert, Argentino Hélio (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste trabalho foi estudar o pronome relativo, partindo de sua origem no latim, examinando este pronome em três gramáticas da língua portuguesa e verificando sua aplicação no ensino a partir de análise em três ...