Propostas de mediação de literatura infantil em programa bilíngue : formação do leitor literário e desenvolvimento de competências linguísticas em língua inglesa nos anos iniciais do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
No contexto atual do Programa de Ensino Bilingue investigado nesta pesquisa, que abrange os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e atende crianças com idades entre quatro a nove anos, observa-se que a leitura de obras de literatura infantil em lingua inglesa tem sido relegada a um segundo plano, em comparação a ênfase conferida a leitura de textos informativos. Nesta dimenção, esta dissertação desenvolveu-se para responder a pergunta: como organizar e planejar propostas de mediação da leitura de ...
No contexto atual do Programa de Ensino Bilingue investigado nesta pesquisa, que abrange os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e atende crianças com idades entre quatro a nove anos, observa-se que a leitura de obras de literatura infantil em lingua inglesa tem sido relegada a um segundo plano, em comparação a ênfase conferida a leitura de textos informativos. Nesta dimenção, esta dissertação desenvolveu-se para responder a pergunta: como organizar e planejar propostas de mediação da leitura de literatura infantil relacionada ao desenvolvimento do letramento literário aliado a competéncia linguistica nas aulas de lingua inglesa em um programa bilingue nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Os objetivos desenvolvidos são: (1) escolher e analisar livros de literatura infantil em lingua inglesa e (2) organizar e planejar propostas de aula de mediação de literatura infantil em lingua inglesa no Programa Bilingue. Faz-se uso de uma pesquisa bibliografica, metodologia de base qualitativa, em uma analise documental, tendo como objeto de analise a organização e planejamento de mediação de leitura de literatura infantil em lingua inglesa, abordando entendimentos relacionados ao processo de escolha do livro literario para mediação, como recurso didatico para o desenvolvimento das competéncias linguisticas, comunicativas e letramento literario dos alunos. Neste sentido, os marcos teóricos que fundamentam as concepções acerca de bilinguismo, são Baker (2006), Grosjean (2012), Brentano e Finger (2020). Para compor a perspectiva da leitura, literatura infantil e mediação, os estudiosos são Zilberman (1984), Azevedo (1999), Cadermatori (2014), Nunes e Sperrhake (2022). Nas competéncias linguistica e comunicativa o referencial teórico é Antunes (2012), Chomsky (1965), Canale e Swain (1980), entre outros. Esta pesquisa reconhece que, mesmo em um programa bilingue com um curriculo extenso, que abrange diversas areas do conhecimento, é fundamental criar espaço para a inserção da literatura infantil em lingua inglesa por meio de aulas especificas de mediacdo de leitura. Nesse contexto, o papel da mediadora é compreender as particularidades de sua atuação docente e adaptar a pratica pedagdgica conforme a realidade do seu contexto escolar, planejando aulas que integrem o letramento literario ao desenvolvimento das competéncias linguisticas de forma articulada e significativa. ...
Abstract
In the current context of the Bilingual Education Program investigated in this research, which covers the Early Years of Elementary School and serves children aged four to nine, it is observed that the reading of children's literature in English has been relegated to a secondary level, compared to the emphasis given to the reading of informative texts. In this dimension, this dissertation was developed to answer the question: how to organize and plan proposals for mediating the reading of child ...
In the current context of the Bilingual Education Program investigated in this research, which covers the Early Years of Elementary School and serves children aged four to nine, it is observed that the reading of children's literature in English has been relegated to a secondary level, compared to the emphasis given to the reading of informative texts. In this dimension, this dissertation was developed to answer the question: how to organize and plan proposals for mediating the reading of children's literature related to the development of literary literacy combined with linguistic competence in English language classes in a bilingual program in the Early Years of Elementary School? The objectives developed are: (1) to choose and analyze children's literature books in English and (2) to organize and plan proposals for mediating children's literature classes in English in the Bilingual Program. This study uses bibliographic research, a qualitative methodology, and a documentary analysis, with the object of analysis being the organization and planning of reading mediation of children's literature in English, addressing understandings related to the process of choosing a literary book for mediation as a teaching resource for the development of students' linguistic, communicative, and literary literacy skills. In this sense, the theoretical frameworks that underpin the conceptions about bilingualism are Baker (2006), Grosjean (2012), Brentano and Finger (2020). To compose the perspective of reading, children's literature, and mediation, the scholars are Zilberman (1984), Azevedo (1999), Cadermatori (2014), Nunes and Sperrhake (2022). In linguistic and communicative skills, the theoretical framework is Antunes (2012), Chomsky (1965), Canale and Swain (1980), among others. This research recognizes that, even in a bilingual program with an extensive curriculum that covers several areas of knowledge, it is essential to create space for the inclusion of children's literature in English through specific reading mediation classes. In this context, the role of the mediator is to understand the particularities of her teaching practice and adapt the pedagogical practice according to the reality of her school context, planning classes that integrate literary literacy with the development of linguistic skills in an articulated and meaningful way. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7817)Educação (2608)
Este item está licenciado na Creative Commons License
