Formação de professores para educação das relações étnicoraciais : PRETAGONISMO no audiovisual
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho investiga o uso do Cinema Negro como ferramenta pedagógica na formação de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) a partir da análise de duas produções fílmicas que fizeram parte da curadoria do curso Cinema Negro na Escola, iniciativa promovida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual: o curta-metragem Cores e botas, de Juliana Vicente, e o documentário Disque Quilombola, de David Reeks. A metodologia adotada é qualitativa, promovendo revisão bibliográfic ...
Este trabalho investiga o uso do Cinema Negro como ferramenta pedagógica na formação de professores para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) a partir da análise de duas produções fílmicas que fizeram parte da curadoria do curso Cinema Negro na Escola, iniciativa promovida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual: o curta-metragem Cores e botas, de Juliana Vicente, e o documentário Disque Quilombola, de David Reeks. A metodologia adotada é qualitativa, promovendo revisão bibliográfica que estabelece diálogo com autores como Frantz Fanon, bell hooks, Grada Kilomba e Celso Prudente e demais sobre o que é Cinema Negro e pretagonismo A análise das produções audiovisuais verifica que o Cinema Negro é uma ferramenta poderosa para a construção de uma educação antirracista, pois permite a valorização da identidade negra, o combate aos estereótipos e a promoção de práticas pedagógicas mais inclusivas. O conceito de pretagonismo, ao enfatizar a centralidade da experiência negra, contribui para a ressignificação das narrativas audiovisuais e para a formação de professores comprometidos com a equidade racial. ...
Abstract
This study investigates the use of Brazilian Black Cinema as a pedagogical tool in teacher education for Ethnic-Racial Relations Education Policy (ERER), through the analysis of two films featured in the course Black Cinema in Schools: the short film Cores e botas, by Juliana Vicente, and the documentary Disque Quilombola, by David Reeks. The methodology adopted is qualitative, involving a literature review that engages with authors such as Frantz Fanon, bell hooks, Grada Kilomba, and Celso Pru ...
This study investigates the use of Brazilian Black Cinema as a pedagogical tool in teacher education for Ethnic-Racial Relations Education Policy (ERER), through the analysis of two films featured in the course Black Cinema in Schools: the short film Cores e botas, by Juliana Vicente, and the documentary Disque Quilombola, by David Reeks. The methodology adopted is qualitative, involving a literature review that engages with authors such as Frantz Fanon, bell hooks, Grada Kilomba, and Celso Prudente, among others, to explore the concepts of Black Cinema and “pretagonismo”. The analysis of the movies demonstrates that Black Cinema is a powerful tool for building anti-racist education, as it enables the valorization of Black identity, the deconstruction of stereotypes, and the promotion of more inclusive teaching practices. The concept of “pretagonismo,” by emphasizing the centrality of Black experience, contributes to the resignification of audiovisual narratives and to the training of teachers committed to racial equity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7817)Educação (2608)
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