Alfabricolar : alfabetização como criação de uma unidade sistemática de estratégias multimetodológicas no ensino de alunos imigrantes
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A alfabetização de imigrantes é uma realidade no Brasil e precisa ser considerada tanto na formação de professores quanto nos procedimentos adotados pelos docentes. Nesse sentido, esta dissertação teve como objetivo conhecer as práticas pedagógicas e recursos que foram efetivos para a alfabetização de imigrantes em uma escola pública de São Paulo. Trata-se de um estudo de caso qualitativo de caráter exploratório, estruturado em duas etapas: a primeira faz referência ao questionário eletrônico d ...
A alfabetização de imigrantes é uma realidade no Brasil e precisa ser considerada tanto na formação de professores quanto nos procedimentos adotados pelos docentes. Nesse sentido, esta dissertação teve como objetivo conhecer as práticas pedagógicas e recursos que foram efetivos para a alfabetização de imigrantes em uma escola pública de São Paulo. Trata-se de um estudo de caso qualitativo de caráter exploratório, estruturado em duas etapas: a primeira faz referência ao questionário eletrônico direcionado aos professores do município de Porto Alegre/RS, tendo como propósito identificar as demandas e dificuldades na alfabetização de crianças imigrantes. A segunda etapa versa sobre práticas, métodos pedagógicos e sua conexão no processo de alfabetização de crianças imigrantes em uma escola de São Paulo/SP, por meio de entrevista on-line. Em ambas as etapas existe um diálogo com o referencial teórico, que tem como base a alfabetização, bem como com os participantes e com as práticas metodológicas da autora desta dissertação. Além disso, esta pesquisa aborda questões linguísticas, didáticas, cognitivas e históricas da educação no Brasil. O referido estudo conduz uma reflexão sobre o acolhimento e as dinâmicas necessárias para a inclusão de crianças imigrantes no contexto escolar, como também a valorização das identidades e suas urgências. A inexorável formação bilíngue dos docentes, a necessidade de práticas pedagógicas pautadas na translinguagem e na alfabetização como bricolagem são conceitos abordados neste estudo. A partir das investigações, foi possível viabilizar estratégias que corroboram com a alfabetização de alunos imigrantes, com foco na reflexão linguística. Defende-se uma sequência de objetivos e procedimentos como: testar e identificar a hipótese do estudante, garantir os avanços com atividades que promovam suas aprendizagens, exploração e a ampliação do repertório linguístico por meio de análises e comparações. Em síntese, com um olhar atento e destinado às premências dos alunos imigrantes, esta dissertação retoma a discussão quanto às questões metodológicas e o valor da técnica na atividade docente. Dessa forma, articula estratégias favoráveis à alfabetização de educandos como um todo. ...
Abstract
The literacy of immigrants is a reality in Brazil and needs to be considered both in teacher training and in teaching practices. In this sense, this dissertation aimed to identify the didactics and resources that were effective for the literacy of immigrants in a public school in São Paulo. This is a qualitative case study of an exploratory nature and was structured in two stages: the first one refers to an electronic questionnaire addressed to teachers in the city of Porto Alegre/RS, with the ...
The literacy of immigrants is a reality in Brazil and needs to be considered both in teacher training and in teaching practices. In this sense, this dissertation aimed to identify the didactics and resources that were effective for the literacy of immigrants in a public school in São Paulo. This is a qualitative case study of an exploratory nature and was structured in two stages: the first one refers to an electronic questionnaire addressed to teachers in the city of Porto Alegre/RS, with the purpose of identifying the demands and difficulties in the literacy of immigrant children. The second stage deals with practices, pedagogical methods and their connection in the literacy process of immigrant children in a school in São Paulo/SP, through online interviews. In both stages, there is a dialogue between the theoretical framework, which is based on literacy, as well as the participants and the methodological practices of the author of this dissertation. In addition, this research addresses linguistic, didactic, cognitive and historical issues of education in Brazil. This study leads to a reflection on the welcoming and dynamics necessary for the inclusion of immigrant children in the school context, as well as the valorization of identities and their urgencies. The inexorable bilingual training of teachers, the need for pedagogical practices based on translanguaging and literacy as bricolage are concepts addressed in this study. Based on the investigations, it was possible to make viable strategies that corroborate the literacy of immigrant students, with a focus on linguistic reflection. A sequence of objectives and procedures is advocated, such as: testing and identifying the student's hypothesis, ensuring progress with activities that promote their learning, exploration and expansion of the linguistic repertoire through analysis and comparisons. In summary, with a careful look and aimed at the needs of immigrant students, this dissertation resumes the discussion regarding methodological issues and the value of technique in teaching activity, articulating strategies favorable to the literacy of students as a whole. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7817)Educação (2608)
Este item está licenciado na Creative Commons License
