Constelar : movimentos de escrita com estrelas
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho apresenta uma pesquisa de dissertação de mestrado na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGS. Pesquisa esta, que acontece em seu próprio movimento de pesquisar, a partir do estatelamento e vislumbre perante e com as Estrelas. Estas, que são aqui entendidas como aquilo-que-não-sabemos-muito-bem-o-que-é, que pensando junto a Larrosa, nos acontece nas artes e na educação, ...
O presente trabalho apresenta uma pesquisa de dissertação de mestrado na linha de pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGS. Pesquisa esta, que acontece em seu próprio movimento de pesquisar, a partir do estatelamento e vislumbre perante e com as Estrelas. Estas, que são aqui entendidas como aquilo-que-não-sabemos-muito-bem-o-que-é, que pensando junto a Larrosa, nos acontece nas artes e na educação, nos fazendo querer continuar falando, pensando, cantando e neste caso: escrevendo. A partir do método Constelar, a pesquisa faz movimentações com as estrelas, compondo uma pesquisa-constelação. Essas movimentações se dão a partir da escrita, que verte no próprio texto e que se compõe numa escrita de si e de muitos em processos de subjetivação, aliançada de Preciosa, Foucault e Guattari. Pensando uma escrita acadêmica outra e suas muitas vozes com Clareto e Veiga, arranja-se junto a uma escrita fragmentária, com Preciosa e Blanchot, fluindo naquilo que aqui nomeei como uma escrita de correnteza. Nas manifestações de um ponto-estrela posto em movimento e estendendo caminhos, se fazendo linha, sem dicotomização entre escritas/desenho, com Ingold. Em expressões materiais de pensamento com Mossi, como no procedimento Diário Estelar e demais reverberações. Pesquisa que constela a si própria, entre escritas e imagens, em cintilâncias que se manifestam em diversos tamanhos e distâncias, vazios e lacunas, num corpo constelado para além do próprio corpo da pesquisadora. Uma pesquisa que se pesquisa, que acontece no próprio movimento de pesquisar, vertendo em Arte, Educação, e Escrita enquanto pensa: Que movimentos de escrita podem ser disparados pelo encontro com estrelas, ou seja, com aquilo que não-sei-bem-o-que-é, em pesquisa-educação? ...
Resumen
El presente trabajo presenta una investigación de tesis de maestría en la línea de investigación Arte, Lenguaje y Currículo, del Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGS. Esta investigación, que ocurre en su propio movimiento de investigar, a partir del estallido y vislumbre ante y con las Estrellas. Estas, que son aquí entendidas como aquello-que-no-sabemos-muy-bien-qué-es, que pensando junto a Larrosa, nos acontece en las artes y en la e ...
El presente trabajo presenta una investigación de tesis de maestría en la línea de investigación Arte, Lenguaje y Currículo, del Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGEdu/UFRGS. Esta investigación, que ocurre en su propio movimiento de investigar, a partir del estallido y vislumbre ante y con las Estrellas. Estas, que son aquí entendidas como aquello-que-no-sabemos-muy-bien-qué-es, que pensando junto a Larrosa, nos acontece en las artes y en la educación, haciéndonos querer seguir hablando, pensando, cantando y en este caso: escribiendo. A partir del método Constelar, la investigación hace movimientos con las estrellas, componiendo una investigación-constelación. Estos movimientos se dan a partir de la escritura, que fluye en el propio texto y que se compone en una escritura de sí y de muchos en procesos de subjetivación, aliada con Preciosa, Foucault y Guattari. Pensando una escritura académica otra y sus muchas voces con Clareto y Veiga, se ordena junto a una escritura fragmentaria, con Preciosa y Blanchot, fluyendo en lo que aquí he denominado como una escritura de corriente. En manifestaciones de un punto-estrella puesto en movimiento y extendiendo caminos, haciéndose línea, sin dicotomización entre escrituras/dibujo, con Ingold. En expresiones materiales de pensamiento con Mossi, como en el procedimiento Diario Estelar y demás reverberaciones. Investigación que se constela a sí misma, entre escrituras e imágenes, en centelleos que se manifiestan en diversos tamaños y distancias, vacíos y lagunas, en un cuerpo constelado más allá del propio cuerpo de la investigadora. Una investigación que se investiga, que ocurre en el propio movimiento de investigar, vertiendo en Arte, Educación y Escritura mientras piensa: ¿Qué movimientos de escritura pueden ser desencadenados por el encuentro con estrellas, o sea, con aquello que no-sé-bien-qué-es, en investigación-educación? ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7817)Educação (2608)
Este item está licenciado na Creative Commons License
