Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGiacomoni, Marcello Panizpt_BR
dc.contributor.authorScotto, João Henrique Coutopt_BR
dc.date.accessioned2025-06-06T06:58:50Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/292685pt_BR
dc.description.abstractO Laboratório de História e Jogos (LHJ) é uma proposta pedagógica focada na transformação da prática dos jogos de mercado com contexto histórico em instrumentos de emancipação e resistência para estudantes da educação básica. O objetivo central é adaptar esses jogos em atividades educativas que promovam um olhar crítico e reflexivo sobre a realidade. A pesquisa explora como jogos, tanto analógicos quanto digitais, podem ser utilizados no ensino de história para ampliar a consciência dos alunos sobre temas sociais e históricos, integrando-se ao cotidiano e à cultura da indústria cultural. A metodologia envolve três capítulos: o primeiro define o conceito de jogo e discute o papel deste dentro da perspectiva do LHJ; o segundo analisa o mercado de jogos e o potencial educativo dos jogos de mercado sob uma perspectiva crítica da Indústria Cultural, fundamentada em autores da Escola de Frankfurt como Adorno, Horkheimer e Benjamin, mas também sobre uma perspectiva positivada, de recriação do jogo; o terceiro capítulo desenvolve a criação do LHJ, relacionando-o com teorias pedagógicas de Paulo Freire e Saviani para promover a conscientização e a transformação social. Com isso, o estudo busca contribuir para uma abordagem crítica e emancipatória no ensino de história, utilizando o jogo como recurso didático que estimula a autonomia e resistência frente às imposições culturais e sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe Laboratory of History and Games (LHG) is a pedagogical proposal focused on transforming the practice of market games with historical contexts into instruments of emancipation and resistance for basic education students. The central objective is to adapt these games into educational activities that promote a critical and reflective view of reality. This research explores how games, both analog and digital, can be used in history teaching to expand students' awareness of social and historical themes, integrating into everyday life and the culture of the cultural industry. The methodology involves three chapters: the first defines the concept of the game and discusses its role within the LHG perspective; the second analyzes the game market and the educational potential of market games from a critical perspective on the Cultural Industry, grounded in authors from the Frankfurt School, such as Adorno, Horkheimer, and Benjamin, as well as a positive perspective, emphasizing game recreation; the third chapter develops the creation of the LHG, linking it to pedagogical theories from Paulo Freire and Saviani to foster awareness and social transformation. Thus, the study aims to contribute to a critical and emancipatory approach to history teaching, using games as a didactic resource that encourages autonomy and resistance against cultural and social impositions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectHistorical learningen
dc.subjectHistory and games laboratoryen
dc.subjectEmancipatory educationen
dc.subjectMarket gamesen
dc.subjectGames and history teachingen
dc.titleO Laboratório de História e Jogos : aprendizagem e pesquisa da História a partir dos jogos de mercado com contexto históricopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001258247pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples