Sala de aula em disputa em um contexto de modernização conservadora : práticas pedagógicas e possibilidades de rearticulação
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese investiga o impacto da Modernização Conservadora nas práticas pedagógicas e noambiente escolar, dentro de um contexto social e político brasileiro em que pautasconservadoras têm se fortalecido. A Modernização Conservadora, conforme descrita porMichael Apple (2003), envolve uma aliança de grupos com o objetivo de moldar o sensocomum, influenciando diretamente o debate educacional e as dinâmicas nas salas de aula. AModernização Conservadora tem abordado diversos tópicos, entre os temas ...
Esta tese investiga o impacto da Modernização Conservadora nas práticas pedagógicas e noambiente escolar, dentro de um contexto social e político brasileiro em que pautasconservadoras têm se fortalecido. A Modernização Conservadora, conforme descrita porMichael Apple (2003), envolve uma aliança de grupos com o objetivo de moldar o sensocomum, influenciando diretamente o debate educacional e as dinâmicas nas salas de aula. AModernização Conservadora tem abordado diversos tópicos, entre os temas explorados poressa aliança estão “o papel das ‘elites liberais’, sobre o governo e a economia, sobre o que sãoos valores adequados, sobre o papel da religião nos assuntos públicos, em questões de gêneroe sexualidade, questões raciais. No Brasil, este debate intensificou-se a partir de 2010(Miguel, 2016; Pinheiro-Machado, 2019). E tem influenciado diretamente nas salas de aula.Essa Aliança Conservadora defende que Esta pesquisa está alicerçada na Análise Relacional(Apple, 2006), que busca compreender como as contradições e dinâmicas econômicas,políticas e culturais da sociedade mais ampla se refletem nas práticas educacionais,reconhecendo que a escola não é um espaço isolado, mas parte de um contexto social maior.Para a análise dos dados, utilizou-se o referencial das perspectivas educacionais críticas, comos conceitos de hegemonia, ideologia e senso comum (Hall, 2003; Williams, 1979). Alémdisso, foram empregados os conceitos de professor como intelectual (Giroux, 1997), ensinoreflexivo (Zeichner e Liston, 2014) e articulação (Hall, 2003a, 2003b) para compreender opapel do professor. A pesquisa adota uma metodologia qualitativa, utilizando entrevistassemiestruturadas com professores/as da Rede Estadual do Rio Grande do Sul e o método bolade neve para identificar os sujeitos da pesquisa. A partir da Análise Temática Reflexiva(Braun; Clarke, 2022), foi possível perceber que o avanço da Modernização Conservadoratem, de fato, afetado a escola e as salas de aula. Foi possível averiguar, através da perspectivados/das docentes, que muitas pautas defendidas por esses grupos têm chegado à escola, entreelas a defesa de ideias neoliberais, tanto de maneira explícita quanto incorporada no sensocomum de alunos/as e na maneira de pensar seu próprio futuro, além de ideias conservadoras.Dentre as ideias que apareceram e que mais afetaram esses professores/as, destaca-se a oataque a professores/as acusando-os de doutrinar os alunos ideologicamente, com ataquesdiretos e receios. A partir da chegada dessas ideias, foi possível analisar as reflexões feitas poresses professores/as e como eles têm mapeado as possibilidades de atuação dentro do contextoem que estão inseridos. Por fim, esta tese analisou as estratégias pedagógicas que esses professores/as utilizaram. Foi possível perceber duas estratégias principais: a de criar umvínculo com o/a aluno/a e tentar trazer para a sua realidade, de modo a evidenciar ascontradições entre o discurso conservador e aspectos dessa realidade. Também ficou evidenteo papel dos professores/as como intelectuais reflexivos, que, entendendo seu contexto,pensam estratégias para dialogar com seus alunos/as, criando possibilidades de rearticulaçõese possíveis aberturas para outras ideias de seus alunos/as. ...
Abstract
This thesis investigates the impact of Conservative Modernization on pedagogical practicesand the school environment within a Brazilian social and political context where conservativeagendas have gained strength. As described by Michael Apple (2003), ConservativeModernization involves an alliance of groups aiming to shape the common sense, directlyinfluencing the educational debate and classroom dynamics. Conservative Modernizationaddresses several topics, including “the role of ‘liberal elites ...
This thesis investigates the impact of Conservative Modernization on pedagogical practicesand the school environment within a Brazilian social and political context where conservativeagendas have gained strength. As described by Michael Apple (2003), ConservativeModernization involves an alliance of groups aiming to shape the common sense, directlyinfluencing the educational debate and classroom dynamics. Conservative Modernizationaddresses several topics, including “the role of ‘liberal elites,’ the government and theeconomy, what constitutes appropriate values, the role of religion in public affairs, gender andsexuality issues, and racial issues.” In Brazil, this debate intensified after 2010 (Miguel, 2016;Pinheiro-Machado, 2019) and has directly influenced classrooms. This Conservative Allianceadvocates that education should reflect their views. This research is based on RelationalAnalysis (Apple, 2006), which seeks to understand how the contradictions and economic,political, and cultural dynamics of broader society are reflected in educational practices,recognizing that the school is not an isolated space but part of a larger social context. Theanalysis of the data used critical educational perspectives, with concepts such as hegemony,ideology, and common sense (Hall, 2003; Williams, 1979). Furthermore, the concepts of theteacher as intellectual (Giroux, 1997), reflective teaching (Zeichner and Liston, 2014), andarticulation (Hall, 2003a, 2003b) were employed to understand the teacher's role. The researchadopts a qualitative methodology, using semi-structured interviews with teachers from theState Education Network of Rio Grande do Sul and the snowball method to identify research participants. Through Reflexive Thematic Analysis (Braun; Clarke, 2022), it became evidentthat the advancement of Conservative Modernization has indeed affected schools andclassrooms. It was possible to ascertain, from the teachers' perspective, that many of theagendas defended by these groups have reached schools, including the defense of neoliberalideas, both explicitly and incorporated into the common sense of students and theirperceptions of their own future, in addition to conservative ideas. Among the ideas thatappeared and most affected the teachers were attacks on teachers, accusing them ofideologically indoctrinating students, with direct attacks and concerns. Based on the arrival ofthese ideas, it was possible to analyze the reflections made by the teachers and how they havemapped out possible actions within the context in which they find themselves. Finally, thisthesis examined the pedagogical strategies employed by these teachers. Two main strategieswere identified: building a connection with students and trying to bring them into their reality, highlighting the contradictions between conservative discourse and aspects of that reality. Itwas also evident that teachers function as reflective intellectuals, who, understanding theircontext, think of strategies to engage with their students, creating opportunities forrearticulation and potential openings for their students’ ideas. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7765)Educação (2590)
Este item está licenciado na Creative Commons License
