Cadernos viajantes do Museu do Colégio Mauá : registros de história, etnologia e arqueologia (Santa Cruz do Sul/RS - 1966-1970)
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese tem por objetivo investigar a biografia e a produção dos sete primeiros cadernos de registro do Museu do Colégio Mauá, do município de Santa Cruz do Sul (RS), do período de 1966 até 1970. Os artefatos investigados diferem-se de outros instrumentos de assentamento de acervos, ligados à cadeia operatória do processo museológico por apresentarem diferentes formas de uso, funcionando, igualmente, para o registro de memórias e de saída de campo. Essas constatações foram feitas a partir dos ...
Esta tese tem por objetivo investigar a biografia e a produção dos sete primeiros cadernos de registro do Museu do Colégio Mauá, do município de Santa Cruz do Sul (RS), do período de 1966 até 1970. Os artefatos investigados diferem-se de outros instrumentos de assentamento de acervos, ligados à cadeia operatória do processo museológico por apresentarem diferentes formas de uso, funcionando, igualmente, para o registro de memórias e de saída de campo. Essas constatações foram feitas a partir dos tipos de apontamentos encontrados, pois foi possível verificar que, juntamente com o acervo doado, eram registradas narrativas, coletas arqueológicas e as localidades nas quais a equipe de trabalho realizava as chamadas “missões”. Estes cadernos de registro representam uma parte do conjunto de artefatos utilizados para assentamentos do Museu do Colégio Mauá, mas foram escolhidos em função da denominação, dada em capa, como “Doações e declarações”. A análise empreendida utilizou a metodologia biografia dos objetos (Kopytoff, 2008), bem como os aspectos intrínsecos e extrínsecos (Mensch, 1989), além da ligação com a descrição densa (Geertz,1978), fundamentados no substrato teórico e metodológico da operação historiográfica (Certeau, 2017), do paradigma indiciário (Ginzburg, 1989), a partir do viés multidisciplinar possibilitado pelos estudos da História Cultural. Dessa maneira, os cadernos de registro foram estudados em diversos aspectos que possibilitaram a compreensão de sua complexidade em diferentes sentidos, o que gerou variadas análises possíveis. Partindo dos usos e das formas de registro localizados nos artefatos, a tese parte do pressuposto de que os parcos conhecimentos museológicos e arqueológicos do período foram determinantes para que os profissionais da época, na tentativa de realizarem da melhor forma o seu trabalho, tenham gerado registros peculiares e/ou singulares quando analisados em relação ao que, atualmente, está normatizado como prática museológica. Os resultados da investigação denotam a relevância do material empírico estudado, ampliando as perspectivas para que sejam possíveis outras pesquisas a partir dos referidos cadernos. ...
Abstract
This thesis aims to investigate the biography and production of the first seven registration notebooks of the Mauá School Museum in the municipality of Santa Cruz do Sul (RS) from 1966 to 1970. The investigated artifacts differ from other collection recording instruments related to the operational chain of the museological process because they present different ways of use, serving equally for the recording of memories and fieldwork. These findings were based on the types of notes found, as it ...
This thesis aims to investigate the biography and production of the first seven registration notebooks of the Mauá School Museum in the municipality of Santa Cruz do Sul (RS) from 1966 to 1970. The investigated artifacts differ from other collection recording instruments related to the operational chain of the museological process because they present different ways of use, serving equally for the recording of memories and fieldwork. These findings were based on the types of notes found, as it was possible to verify that, along with the donated collection, narratives, archaeological collections, and the locations where the working team carried out "missions" were recorded. These registration notebooks represent a part of the set of artifacts used for the Mauá School Museum's records, but were chosen based on the title given on the cover, as "Donations and Declarations." The undertaken analysis used the object biography methodology (Kopytoff, 2008), as well as intrinsic and extrinsic aspects (Mensch, 1989), in addition to the connection with thick description (Geertz, 1978), grounded in the theoretical and methodological substrate of historiographical operation (Certeau, 2017), the indicative paradigm (Ginzburg, 1989), from the multidisciplinary bias made possible by Cultural History studies. In this way, the registration notebooks were studied in various aspects that allowed the understanding of their complexity in different senses, generating various possible analyses. Starting from the uses and recording forms found in the artifacts, the thesis assumes that the limited museological and archaeological knowledge of the period were decisive for the professionals of the time, in an attempt to perform their work in the best way possible, generating peculiar and/or unique records when compared to what is currently standardized as museological practice. The results of the investigation denote the relevance of the studied empirical material, expanding perspectives for possible further research based on the mentioned notebooks. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7765)Educação (2590)
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