Professoras trans : entre vida conjugal, docência e transgeneralidade feminina
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa é inédita no que tange à investigação das relações amorosas de professoras trans. O objetivo do estudo foi analisar suas experiências conjugais, as vivências decorrentes dessas relações e as conexões entre o universo da vida conjugal e o exercício da docência. Para embasar a pesquisa, ao longo dos capítulos são aprofundadas discussões sobre a transgeneridade feminina, bem como reflexões sobre o conceito de cisgeneridade, a conceituação da sigla LGBT+ e recortes históricos e sociai ...
Esta pesquisa é inédita no que tange à investigação das relações amorosas de professoras trans. O objetivo do estudo foi analisar suas experiências conjugais, as vivências decorrentes dessas relações e as conexões entre o universo da vida conjugal e o exercício da docência. Para embasar a pesquisa, ao longo dos capítulos são aprofundadas discussões sobre a transgeneridade feminina, bem como reflexões sobre o conceito de cisgeneridade, a conceituação da sigla LGBT+ e recortes históricos e sociais que auxiliam na compreensão e ressignificação do lugar da transgeneridade feminina no Brasil. Este estudo constitui a etapa final de uma pesquisa realizada para a dissertação. A investigação foi estruturada em duas etapas. Na primeira, realizou-se a coleta de relatos anônimos de professoras trans em exercício da docência. Os dados foram obtidos por meio de uma busca ativa humanizada, através de um questionário no Google Formulários, que contou com a participação de 13 professoras. A partir dessas informações, analisaram-se os marcadores sociais das respondentes, com o intuito de conhecer melhor o campo investigado. Na segunda etapa, foram examinadas as narrativas de professoras trans sobre suas experiências conjugais e suas intersecções com a profissão docente. Essas narrativas foram obtidas tanto a partir dos relatos anônimos coletados quanto de entrevistas concedidas por figuras públicas. O foco da pesquisa recai sobre a conjugalidade de professoras trans a partir de uma perspectiva transfeminista, e não sobre a docência em si. Essa abordagem se justifica pela escassez de estudos acadêmicos que tratem especificamente da conjugalidade de docentes trans, tornando esta pesquisa uma contribuição relevante para a área. ...
Abstract
This research is unprecedented in its investigation of the romantic relationships of transgender teachers. The objective of the study was to analyze their conjugal experiences, the lived realities resulting from these relationships, and the connections between the realm of conjugal life and the teaching profession. To support the research, the chapters delve into discussions on female transgender identity, as well as reflections on the concept of cisgender identity, the definition of the LGBT+ ...
This research is unprecedented in its investigation of the romantic relationships of transgender teachers. The objective of the study was to analyze their conjugal experiences, the lived realities resulting from these relationships, and the connections between the realm of conjugal life and the teaching profession. To support the research, the chapters delve into discussions on female transgender identity, as well as reflections on the concept of cisgender identity, the definition of the LGBT+ acronym, and historical and social contexts that contribute to understanding and reinterpreting the place of female transgender identity in Brazil. This study constitutes the final stage of research conducted for a dissertation. The investigation was structured in two stages. In the first stage, anonymous reports were collected from transgender teachers currently working in education. The data were obtained through a humanized active search using a questionnaire on Google Forms, which gathered responses from 13 teachers. Based on this information, the respondents' social markers were analyzed to gain a deeper understanding of the research field. In the second stage, the narratives of transgender teachers regarding their conjugal experiences and their intersections with the teaching profession were examined. These narratives were collected both from the anonymous reports and from interviews given by public figures. The research focuses on the conjugal relationships of transgender teachers from a transfeminist perspective rather than on the teaching profession itself. This approach is justified by the scarcity of academic studies specifically addressing the conjugal relationships of transgender educators, making this research a relevant contribution to the field. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
-
Ciências Humanas (7765)Educação (2590)
Este item está licenciado na Creative Commons License
