A herança simbólica na produção da escolarização não-linear
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Data
2004Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa investiga a ocorrência de trajetórias de escolarização-não-lineares enquanto algo familiar para os habitantes da periferia colonial-urbana de Ijuí (RS), em contraposição à escolarização linear presente à população dos centros urbanos. No primeiro capítulo são apresentados os referenciais freudo-lacanianos, em diálogo com a Sociologia, através das idéias de Pierre Bourdieu, que embasam a pesquisa; o referencial permite tomar o objeto da pesquisa como uma construção social, onde os ...
Esta pesquisa investiga a ocorrência de trajetórias de escolarização-não-lineares enquanto algo familiar para os habitantes da periferia colonial-urbana de Ijuí (RS), em contraposição à escolarização linear presente à população dos centros urbanos. No primeiro capítulo são apresentados os referenciais freudo-lacanianos, em diálogo com a Sociologia, através das idéias de Pierre Bourdieu, que embasam a pesquisa; o referencial permite tomar o objeto da pesquisa como uma construção social, onde os fatores subjetivos se fazem presentes e preponderam sobre os demais. A hipótese que se estabelece é a de que as trajetórias não-lineares de escolarização são recorrentes na periferia colonial-urbana, em razão da filiação aos ideais paternos, forjados na tradição rural, uma vez que o sujeito produz sua existência e configura os laços que estabelece com o social, a partir das falas que o constitui. No segundo capítulo constrói-se o referencial metodológico que fundamenta o trabalho de campo, estabelecendo os limites da operação de interpretação psicanalítica em situação de pesquisa, tomando a máxima da psicanálise que é dar lugar à palavra. A opção metodológica , tomada das Ciências Sociais, foi por entrevistas focais com famílias de alunas de uma escola estadual, e versaram sobre as razões que as levaram , num primeiro momento, a interromper os estudos e, num segundo momento, a retornarem à escola.O terceiro capítulo permite o desenvolvimento da hipótese, situando a constituição psíquica do sujeito a partir da relação com o Pai, instância com a qual estabelece uma dívida simbólica pela ascensão à posição desejante. Cada ação humana pode ser considerada uma re-edição dos vínculos simbólicos com esta instância terceira e a posição positiva que o sujeito pode assumir consiste em mobilizar-se diante do herdado, conquistando-o. . Dois conjuntos de enunciados parentais em torno da escolarização e característicos de habitus distintos são apresentados. Neste capítulo as entrevistas são apresentadas na íntegra. A análise dos depoimentos, no quarto capítulo, permite conhecer os enunciados que circularam e circulam nas famílias, através dos quais constata-se que fatores de ordem cultural captados do discurso paterno provocaram a interrupção dos estudos, porém com a migração do campo para a periferia urbana novos significantes se inscreveram no universo destas pessoas, especialmente pela penetração do discurso do Mercado, mobilizando-as a retornarem à escola, além de sustentar a escolarização linear da terceira geração, sem que a linearidade da transmissão simbólica se rompesse. No capítulo final, defendo a idéia de que ao psicanalista- em setting de psicologia escolar- cabe compreender a escolarização-não-linear como um movimento subjetivo, estando atento à história e ao habitus que envolve as pessoas e ao tempo lógico necessário para que se mobilizem desde a herança simbólica. ...
Resumen
Este estudio investiga la manifestación de trayectorias de escolarización no lineales en cuanto algo familiar a los habitantes de la periferia colonial urbana de Ijuí (RS), en contraposición a la escolarización lineal presente a la población de los centros urbanos. En el primer capítulo se presentan los aportes freudolacanianos, en dialogo con la Sociología y a través de las ideas de Pierre Bourdieu, que basan la investigación; el aporte permite tomar el objeto de la investigación como una cons ...
Este estudio investiga la manifestación de trayectorias de escolarización no lineales en cuanto algo familiar a los habitantes de la periferia colonial urbana de Ijuí (RS), en contraposición a la escolarización lineal presente a la población de los centros urbanos. En el primer capítulo se presentan los aportes freudolacanianos, en dialogo con la Sociología y a través de las ideas de Pierre Bourdieu, que basan la investigación; el aporte permite tomar el objeto de la investigación como una construcción social, donde los elementos subjetivos están presentes y prevalecen sobre los demás. La hipótesis que se establece es que las trayectorias no lineales de escolarización son recurrentes en la periferia colonial urbana debido a la afiliación a los ideales paternos, que han sido cimentados en la tradición rural, ya que el sujeto produce su existencia y configura los vínculos que establece con el social a partir de las hablas que lo constituye. En el segundo capítulo se construye el aporte metodológico que basa el trabajo de campo, establece los límites de la operación de interpretación psicoanalítica en situación de investigación, con la toma del refrán del psicoanálisis, que es: dar lugar a la palabra. La opción metodológica ha sido tomada de las Ciencias Sociales y consiste en entrevistas focales con las familias de las alumnas de una escuela pública. En un primer momento estas entrevistas han versado sobre las razones que las llevaron a interrumpir a los estudios y, en un segundo momento, a volver a la escuela. El tercer capítulo permite el desarrollo de la hipótesis, ubica la constitución psíquica del sujeto a partir de la relación con el Padre. Instancia con la que establece una deuda simbólica por la ascensión a la posición deseante. Cada acción humana puede ser considerada una reedición de los vínculos simbólicos con esta instancia tercera y la posición positiva que el sujeto puede asumir consiste en movili Dos conjuntos de enunciados parentales alrededor de la escolarización y característicos de habitus distintos son presentados. En este capítulo las entrevistas se presentan en la íntegra. El análisis de los testimonios, en el cuarto capítulo, permite conocer a los enunciados que transitaron y transitan todavía en las familias a través de los cuales se constata que factores de orden cultural, captados del discurso paterno provocaron la interrupción de los estudios pero con el desplazamiento del campo a la periferia urbana nuevos significantes se inscribieron en el universo de estas personas, especialmente por la penetración del discurso del Mercado, movilizándolas a volver a la escuela, además de sostener la escolarización lineal de la tercera generación, sin que la linealidad de la transmisión simbólica se rompiera. En el capítulo final la autora defiende la idea de que al psicoanalista en setting de psicología escolar cabe comprender la escolarización no lineal como un movimiento subjetivo, además de estar atento a la historia y al habitus que involucra a las personas, y al tiempo lógico necesario a fin de que se movilicen desde la herencia simbólica. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7615)Educação (2550)
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