Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Marcus Vinícius de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorMattos, Dionysius Dias dept_BR
dc.date.accessioned2025-01-10T06:56:38Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/283207pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investigou as possibilidades de ensino de História da África por meio da criação de um jogo para sala de aula com a temática baseada nos relatos de Ibn Battuta, viajante africano do século XIV. O trabalho se propôs a fazer uma discussão sobre elementos importantes e o cuidado a ser tomado com a positivação da história africana em sala de aula, conforme proposto pelas "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana,". Assim, além de problematizar o papel do ensino de história africana após vinte anos de lei 10.639/03, utilizando relatos de Ibn Battuta. O jogo tem como pano de fundo os relatos do viajante a respeito de cidades do continente africano, onde o objetivo é que as equipes consigam, utilizando os meios que o jogo oferece, conhecer dez cidades que Ibn Battuta conheceu e descreveu em suas diversas viagens pela África e Península Ibérica. Esta pesquisa também buscou demonstrar que o uso de um jogo educacional como ferramenta para aproximação entre ensino de História da África e Educação para Relações Étnico-Raciais pode ser uma estratégia relevante para utilização em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractCette dissertation a enquêté les possibilités d'enseigner l'histoire africaine à travers la création d'un jeu pour la classe avec un thème basé sur les récits d'Ibn Battuta, un voyageur africain du XIVème siècle. Le travail proposait de discuter des éléments importants et du soin à apporter à la positiveisation de l'histoire africaine en classe, comme le proposent les « Lignes directrices nationales des programmes pour l'éducation des relations ethniques-raciales et pour l'enseignement de l'histoire et de l'histoire afro-brésilienne et afro-brésilienne et culture africaine." Ainsi, en plus de problématiser le rôle de l'enseignement de l'histoire africaine après vingt ans de loi 10.639/03, à partir des rapports d'Ibn Battuta. Le jeu a pour toile de fond les récits de un voyageur sur les villes du continent africain, où l'objectif est que les équipes puissent, en utilisant les moyens qu'offre le jeu, visiter dix villes qu'Ibn Battuta a rencontrées et qu'il à décrites au cours de ses différents voyages. le monde, l’Afrique et la péninsule ibérique. Cette recherche a également cherché à démontrer que l’utilisation d’un jeu éducatif comme outil pour rapprocher l’enseignement de l’histoire africaine et l’éducation aux relations ethnico-raciales peut être une stratégie pertinente à utiliser en classe.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnseignement de l'Histoire de l'Afriquefr
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectIbn Battutafr
dc.subjectHistória da Áfricapt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectJeufr
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectÉducation des Relations Ethniques et Racialesfr
dc.subjectPositivéfr
dc.titleNos Caminhos de Ibn Battuta : possibilidades de Ensino de História da Áfricapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001239589pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples