"Juntos, nós protegemos em dobro" : comunicação de risco na campanha audiovisual do Itaú Unibanco
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo busca analisar a comunicação de risco do Itaú Unibanco no contexto da Segurança da Informação. Os objetivos específicos são: a. compreender as perspectivas teóricas de risco, em especial no ambiente da Segurança da Informação; b. avaliar as características da comunicação de risco usada pelo Itaú Unibanco por meio da campanha audiovisual Itaú e você contra golpes e fraudes; e c. discutir as reações à comunicação de risco da campanha. A pesquisa tem carácter exploratório. Quanto aos m ...
Este estudo busca analisar a comunicação de risco do Itaú Unibanco no contexto da Segurança da Informação. Os objetivos específicos são: a. compreender as perspectivas teóricas de risco, em especial no ambiente da Segurança da Informação; b. avaliar as características da comunicação de risco usada pelo Itaú Unibanco por meio da campanha audiovisual Itaú e você contra golpes e fraudes; e c. discutir as reações à comunicação de risco da campanha. A pesquisa tem carácter exploratório. Quanto aos métodos, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica foram abordados conceitos e ideias a respeito de risco, percepção de risco, assim como a gestão e comunicação de risco no contexto da Segurança da Informação. O estudo de caso baseia-se no Itaú Unibanco, sendo a campanha Itaú e você contra golpes e fraudes o objeto de estudo. A análise se concentrou em identificar as características da comunicação de risco dos seis vídeos bases da campanha no Youtube, bem como as reações através dos comentários. Em relação aos resultados obtidos, observou-se que em sua maioria os conteúdos informam e educam o público quanto aos golpes e fraudes. O formato narrativo se sobressai, justamente porque os riscos que envolvem a Segurança da Informação são relativamente novos e nesse cenário é importante que o público se identifique com o conteúdo. Da mesma forma, o Itaú Unibanco constrói um relacionamento contínuo com seus públicos, visto que os comentários positivos se sobressaem comparação com os negativos. ...
Abstract
This study seeks to analyze Itaú Unibanco's risk communication in the context of Information Security. The specific objectives are: a. to understand the theoretical perspectives of risk, especially in the Information Security environment; b. to evaluate the characteristics of the risk communication used by Itaú Unibanco through the audiovisual campaign Itaú and you against scams and fraud; and c. to discuss the reactions to the risk communication of the campaign. The research has an exploratory ...
This study seeks to analyze Itaú Unibanco's risk communication in the context of Information Security. The specific objectives are: a. to understand the theoretical perspectives of risk, especially in the Information Security environment; b. to evaluate the characteristics of the risk communication used by Itaú Unibanco through the audiovisual campaign Itaú and you against scams and fraud; and c. to discuss the reactions to the risk communication of the campaign. The research has an exploratory character. In terms of methods, it uses bibliographical research and a case study. The bibliographical research covered concepts and ideas about risk, risk perception and risk management and communication in the context of Information Security. The case study is based on Itaú Unibanco, with the Itaú and you campaign against scams and fraud being the object of study. The analysis focused on identifying the risk communication characteristics of the six base videos of the YouTube campaign, as well as the reaction of the public through the comments. The results showed that most of the content informs and educates the audience about scams and fraud. The narrative format stands out, precisely because the risks involving Information Security are relatively new and in this scenario, it is important that the public identifies with the content. In the same way, Itaú Unibanco builds an ongoing relationship with its audiences, as positive comments outweigh negative ones. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
Este item está licenciado na Creative Commons License