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dc.contributor.advisorNunes, Ana Karinpt_BR
dc.contributor.authorSerratt, Amanda Bedrapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-03T06:51:17Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281864pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca analisar a comunicação de risco do Itaú Unibanco no contexto da Segurança da Informação. Os objetivos específicos são: a. compreender as perspectivas teóricas de risco, em especial no ambiente da Segurança da Informação; b. avaliar as características da comunicação de risco usada pelo Itaú Unibanco por meio da campanha audiovisual Itaú e você contra golpes e fraudes; e c. discutir as reações à comunicação de risco da campanha. A pesquisa tem carácter exploratório. Quanto aos métodos, utiliza-se de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Na pesquisa bibliográfica foram abordados conceitos e ideias a respeito de risco, percepção de risco, assim como a gestão e comunicação de risco no contexto da Segurança da Informação. O estudo de caso baseia-se no Itaú Unibanco, sendo a campanha Itaú e você contra golpes e fraudes o objeto de estudo. A análise se concentrou em identificar as características da comunicação de risco dos seis vídeos bases da campanha no Youtube, bem como as reações através dos comentários. Em relação aos resultados obtidos, observou-se que em sua maioria os conteúdos informam e educam o público quanto aos golpes e fraudes. O formato narrativo se sobressai, justamente porque os riscos que envolvem a Segurança da Informação são relativamente novos e nesse cenário é importante que o público se identifique com o conteúdo. Da mesma forma, o Itaú Unibanco constrói um relacionamento contínuo com seus públicos, visto que os comentários positivos se sobressaem comparação com os negativos.pt_BR
dc.description.abstractThis study seeks to analyze Itaú Unibanco's risk communication in the context of Information Security. The specific objectives are: a. to understand the theoretical perspectives of risk, especially in the Information Security environment; b. to evaluate the characteristics of the risk communication used by Itaú Unibanco through the audiovisual campaign Itaú and you against scams and fraud; and c. to discuss the reactions to the risk communication of the campaign. The research has an exploratory character. In terms of methods, it uses bibliographical research and a case study. The bibliographical research covered concepts and ideas about risk, risk perception and risk management and communication in the context of Information Security. The case study is based on Itaú Unibanco, with the Itaú and you campaign against scams and fraud being the object of study. The analysis focused on identifying the risk communication characteristics of the six base videos of the YouTube campaign, as well as the reaction of the public through the comments. The results showed that most of the content informs and educates the audience about scams and fraud. The narrative format stands out, precisely because the risks involving Information Security are relatively new and in this scenario, it is important that the public identifies with the content. In the same way, Itaú Unibanco builds an ongoing relationship with its audiences, as positive comments outweigh negative ones.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRisk communicationen
dc.subjectComunicação de riscopt_BR
dc.subjectSegurança da informaçãopt_BR
dc.subjectInformation securityen
dc.subjectPublic Relationsen
dc.subjectItaú Unibancoen
dc.title"Juntos, nós protegemos em dobro" : comunicação de risco na campanha audiovisual do Itaú Unibancopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001215773pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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