A comunicação do “Clube do Povo”, o Sport Clube Internacional
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Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a percepção que os torcedores do Sport Club Internacional tem sobre “Clube do Povo” e sua relação com a identidade do time? O objetivo geral deste estudo é identificar como a comunicação feita pelo Sport Clube Internacional reafirma sua identidade de Clube do Povo, na perspectiva do torcedor. A discussão teórica aborda sobre a comunicação e sua ligação com o esporte, as ligações do futebol com o povo e seus temas sociais, assim ...
Este estudo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a percepção que os torcedores do Sport Club Internacional tem sobre “Clube do Povo” e sua relação com a identidade do time? O objetivo geral deste estudo é identificar como a comunicação feita pelo Sport Clube Internacional reafirma sua identidade de Clube do Povo, na perspectiva do torcedor. A discussão teórica aborda sobre a comunicação e sua ligação com o esporte, as ligações do futebol com o povo e seus temas sociais, assim como são apresentados conceitos acerca da recepção e percepção do público para com essas comunicações. Quanto às estratégias metodológicas, a pesquisa é qualitativa (Prodanov; Freitas, 2013) e conta com a técnica de pesquisa bibliográfica (Stumpf 2005) para a etapa teórica. Quanto à etapa empírica, foi utilizada a pesquisa documental (Moreira 2005) para mapear as publicações do Instagram do Sport Clube Internacional, e análise de conteúdo (Bardin 1977) para estudar os comentários feitos nessas publicações. Os resultados apontam que, mesmo que o público receba de forma positiva as comunicações feitas por parte do time, não é possível confirmar essa identificação dos torcedores, porém foi possível analisar que o Sport Clube Internacional se posiciona enquanto um “clube do povo”, pois busca em suas publicações abordar temas discutidos em sociedades e que não possuem ligação direta com o futebol. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1879)
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