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dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorVianna, Victória Aparecida Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-30T06:48:56Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281713pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Qual a percepção que os torcedores do Sport Club Internacional tem sobre “Clube do Povo” e sua relação com a identidade do time? O objetivo geral deste estudo é identificar como a comunicação feita pelo Sport Clube Internacional reafirma sua identidade de Clube do Povo, na perspectiva do torcedor. A discussão teórica aborda sobre a comunicação e sua ligação com o esporte, as ligações do futebol com o povo e seus temas sociais, assim como são apresentados conceitos acerca da recepção e percepção do público para com essas comunicações. Quanto às estratégias metodológicas, a pesquisa é qualitativa (Prodanov; Freitas, 2013) e conta com a técnica de pesquisa bibliográfica (Stumpf 2005) para a etapa teórica. Quanto à etapa empírica, foi utilizada a pesquisa documental (Moreira 2005) para mapear as publicações do Instagram do Sport Clube Internacional, e análise de conteúdo (Bardin 1977) para estudar os comentários feitos nessas publicações. Os resultados apontam que, mesmo que o público receba de forma positiva as comunicações feitas por parte do time, não é possível confirmar essa identificação dos torcedores, porém foi possível analisar que o Sport Clube Internacional se posiciona enquanto um “clube do povo”, pois busca em suas publicações abordar temas discutidos em sociedades e que não possuem ligação direta com o futebol.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSport Club Internacionalpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleA comunicação do “Clube do Povo”, o Sport Clube Internacionalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBlanco Junior, Nauber Vallept_BR
dc.identifier.nrb001213350pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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