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dc.contributor.advisorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.contributor.authorCunha, Pedro Canabarropt_BR
dc.date.accessioned2024-11-06T06:52:50Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280806pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo refletir a respeito das aulas de História durante o período da Pandemia da Covid-19. O questionamento que iniciou esse estudo foi a inquietação quanto à emergência do presente, donde a importância do conceito de presentismo, de François Hartog, como categoria de análise. Durante a pesquisa foram desenvolvidos os conceitos de Presente Provocado e Presente Intrometido, analisando as maneiras como o presente pode irromper na aula de história. O percurso investigativo se desenvolveu a partir de diversas cenas de sala de aula, tratadas como elementos que são ao mesmo tempo ponto de partida e reflexões a respeito das práticas pedagógicas e da sala de aula em si. Essa análise é inspirada no trabalho de Ana Zavala. Foi promovida também a aplicação de um questionário online com professoras e professores de história como uma forma de escuta a respeito das aulas de história de história durante a Pandemia, ou seja, como afetou (ou não afetou) as suas práticas pedagógicas e as suas percepções sobre o crescimento da presença do presente na aula de história e o desafio de desenvolver o pensar historicamente, a partir do conceito de Lana Siman. Buscou-se também analisar o impacto do ensino remoto emergencial e de que forma ele se refletiu nos professores e nas professoras de história.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to reflect on History classes during the Covid-19 pandemic. The questioning that initiated this study was the concern about the emergence of the present, hence the importance of François Hartog's concept of presentism as an analytical category. During the research, the concepts of Provoked Present and Intrusive Present were developed, analyzing the ways in which the present can intrude into history class. The investigative path unfolded from various classroom scenes, treated as elements that are both starting points and reflections on pedagogical practices and the classroom itself. This analysis is inspired by the work of Ana Zavala. An online questionnaire was also administered to history teachers as a way of listening to their thoughts on history classes during the pandemic, that is, how it affected (or didn't affect) their pedagogical practices and their perceptions of the growing presence of the present in history class and the challenge of developing historical thinking, based on Lana Simon's concept. It also sought to analyze the impact of emergency remote teaching and how it was reflected in history teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching of Historyen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectTeaching practiceen
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectCovid-19en
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectTeaching History and the present timeen
dc.titleA presença do presente : cenas de aulas de história na pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001214623pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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