O uso de vídeos legendados como ferramenta de ensino de inglês : o relato de uma experiência
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Considerando a importância de observar as influências e impactos resultantes do emprego de diversas estratégias no ensino de Língua Estrangeira, com ênfase na centralidade dos alunos no processo de aprendizagem, o presente estudo aborda a descrição de uma experiência envolvendo o uso de vídeos legendados como recurso didático no ensino de Língua Inglesa para estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em uma instituição privada. O objetivo foi analisar as percepções e opiniões dos alunos a ...
Considerando a importância de observar as influências e impactos resultantes do emprego de diversas estratégias no ensino de Língua Estrangeira, com ênfase na centralidade dos alunos no processo de aprendizagem, o presente estudo aborda a descrição de uma experiência envolvendo o uso de vídeos legendados como recurso didático no ensino de Língua Inglesa para estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em uma instituição privada. O objetivo foi analisar as percepções e opiniões dos alunos acerca dessa ferramenta. Para alcançar tal propósito, foi imperativo examinar diversas metodologias de ensino de Língua Estrangeira em sala de aula e investigar as influências do emprego de vídeos legendados como ferramenta pedagógica para o ensino de Língua Inglesa. Uma pesquisa qualitativa foi conduzida com a participação de 27 alunos, durante a qual foram implementadas duas atividades: uma com a mediação de um vídeo legendado e outra sem tal recurso. Os resultados indicaram que o uso do vídeo legendado facilitou a compreensão tanto do vocabulário quanto do enredo, evidenciando que atividades que incorporam esses instrumentos são bem recebidas pelos alunos, proporcionando-lhes diferentes formas de aprendizado que vão além dos limites da sala de aula. Conclui-se que, ao introduzir esse recurso e proporcionar espaço para que os alunos questionem seu próprio processo de aprendizagem, é viável utilizar vídeos legendados como uma ferramenta educacional, ampliando o horizonte de conhecimento para além do ambiente escolar. Palavras-chave: ensino de Língua Estrangeira; vídeos legendados; aprendizagem; metodologias de ensino; pesquisa qualitativa. ...
Abstract
Considering the importance of observing the influences and impacts resulting from the implementation of various strategies in Foreign Language teaching, with an emphasis on the centrality of students in the learning process, this study addresses the description of an experience involving the use of subtitled videos as a didactic resource in English Language teaching for students in the 4th and 5th grades of Elementary School in a private institution. The aim was to analyze the perceptions and o ...
Considering the importance of observing the influences and impacts resulting from the implementation of various strategies in Foreign Language teaching, with an emphasis on the centrality of students in the learning process, this study addresses the description of an experience involving the use of subtitled videos as a didactic resource in English Language teaching for students in the 4th and 5th grades of Elementary School in a private institution. The aim was to analyze the perceptions and opinions of students regarding this tool. To achieve this purpose, it was imperative to examine various Foreign Language teaching methodologies in the classroom and investigate the influences of using subtitled videos as a pedagogical tool for English Language teaching. Qualitative research was conducted with the participation of 27 students, during which two activities were implemented: one mediated by a subtitled video and another without such a resource. The results indicated that the use of subtitled videos facilitated the understanding of both vocabulary and plot, demonstrating that activities incorporating these instruments are well-received by students, providing them with different forms of learning that extend beyond the classroom. It was concluded that, by introducing this resource and providing space for students to question their learning process, it is viable to use subtitled videos as an educational tool, expanding the horizon of knowledge beyond the school environment. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Letras (1225)
Este item está licenciado na Creative Commons License