Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFontes, Ana Beatriz Arêas da Luzpt_BR
dc.contributor.authorSantos, Luana da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T06:46:57Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280717pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a importância de observar as influências e impactos resultantes do emprego de diversas estratégias no ensino de Língua Estrangeira, com ênfase na centralidade dos alunos no processo de aprendizagem, o presente estudo aborda a descrição de uma experiência envolvendo o uso de vídeos legendados como recurso didático no ensino de Língua Inglesa para estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em uma instituição privada. O objetivo foi analisar as percepções e opiniões dos alunos acerca dessa ferramenta. Para alcançar tal propósito, foi imperativo examinar diversas metodologias de ensino de Língua Estrangeira em sala de aula e investigar as influências do emprego de vídeos legendados como ferramenta pedagógica para o ensino de Língua Inglesa. Uma pesquisa qualitativa foi conduzida com a participação de 27 alunos, durante a qual foram implementadas duas atividades: uma com a mediação de um vídeo legendado e outra sem tal recurso. Os resultados indicaram que o uso do vídeo legendado facilitou a compreensão tanto do vocabulário quanto do enredo, evidenciando que atividades que incorporam esses instrumentos são bem recebidas pelos alunos, proporcionando-lhes diferentes formas de aprendizado que vão além dos limites da sala de aula. Conclui-se que, ao introduzir esse recurso e proporcionar espaço para que os alunos questionem seu próprio processo de aprendizagem, é viável utilizar vídeos legendados como uma ferramenta educacional, ampliando o horizonte de conhecimento para além do ambiente escolar. Palavras-chave: ensino de Língua Estrangeira; vídeos legendados; aprendizagem; metodologias de ensino; pesquisa qualitativa.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the importance of observing the influences and impacts resulting from the implementation of various strategies in Foreign Language teaching, with an emphasis on the centrality of students in the learning process, this study addresses the description of an experience involving the use of subtitled videos as a didactic resource in English Language teaching for students in the 4th and 5th grades of Elementary School in a private institution. The aim was to analyze the perceptions and opinions of students regarding this tool. To achieve this purpose, it was imperative to examine various Foreign Language teaching methodologies in the classroom and investigate the influences of using subtitled videos as a pedagogical tool for English Language teaching. Qualitative research was conducted with the participation of 27 students, during which two activities were implemented: one mediated by a subtitled video and another without such a resource. The results indicated that the use of subtitled videos facilitated the understanding of both vocabulary and plot, demonstrating that activities incorporating these instruments are well-received by students, providing them with different forms of learning that extend beyond the classroom. It was concluded that, by introducing this resource and providing space for students to question their learning process, it is viable to use subtitled videos as an educational tool, expanding the horizon of knowledge beyond the school environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectForeign Language teachingen
dc.subjectVídeospt_BR
dc.subjectSubtitled videosen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.subjectTeaching methodologiesen
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectQualitative researchen
dc.titleO uso de vídeos legendados como ferramenta de ensino de inglês : o relato de uma experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001213426pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Habilitação em Tradutor Português e Inglês: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples