A inclusão escolar no Brasil e os dispositivos biopolíticos do neoliberalismo
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como tema a inclusão escolar no Brasil e os dispositivos biopolíticos do neoliberalismo. Objetiva-se compreender como historicamente vem sendo mobilizado o direito à educação das pessoas com deficiência no Brasil; analisar como a política de inclusão escolar, de alunos com deficiência, produz efeitos nos modos de vida desses sujeitos e problematizar como a política de inclusão escolar, de alunos com deficiência, passa a ser inscrita em uma racionalidade neoliberal. A pes ...
O presente trabalho tem como tema a inclusão escolar no Brasil e os dispositivos biopolíticos do neoliberalismo. Objetiva-se compreender como historicamente vem sendo mobilizado o direito à educação das pessoas com deficiência no Brasil; analisar como a política de inclusão escolar, de alunos com deficiência, produz efeitos nos modos de vida desses sujeitos e problematizar como a política de inclusão escolar, de alunos com deficiência, passa a ser inscrita em uma racionalidade neoliberal. A pesquisa, qualitativa e exploratória, baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental da legislação acerca da inclusão escolar brasileira, no recorte do período entre 2001 a 2019. Após a análise, pode-se compreender como a inclusão escolar articula-se como um direito de estar na escola e como atua a inclusão como prática que opera nas condições de vida dos sujeitos com deficiência. Problematizam-se os processos, nos quais os sujeitos com deficiência adentram para integrar a lógica do mercado, que demarca, sob a racionalidade neoliberal, formas e condições de participação de vida dos sujeitos, na produção de uma biopolítica que gera um autoinvestimento. A inclusão potencializa as chances de participação social e opera no acúmulo de capital humano. A política de inclusão escolar brasileira insere-se na lógica neoliberal, ao pretender articular a formação para o mercado de trabalho, maximizar as habilidades e talentos, vinculada a um ideal de participação não discriminatória. A partir da articulação da in/exclusão, deslocam-se sentidos na percepção de que as fronteiras exclusivas atualmente configuram-se relacionalmente. Portanto, conclui-se que, mesmo que a inclusão opere nas singularidades dos sujeitos e em condições de participação de vida, promovê-la exige articulação entre saberes capazes de integrar a realidade escolar e sua complexa engrenagem. De modo que, compreender os mecanismos da inclusão, que mobilizam práticas transformadoras de vida, torna-se necessário no estudo da articulação de uma política de educação inclusiva dentro da racionalidade neoliberal brasileira. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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