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dc.contributor.advisorKraemer, Graciele Marjanapt_BR
dc.contributor.authorLuza, Larissa Alvespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:54:12Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279635pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a inclusão escolar no Brasil e os dispositivos biopolíticos do neoliberalismo. Objetiva-se compreender como historicamente vem sendo mobilizado o direito à educação das pessoas com deficiência no Brasil; analisar como a política de inclusão escolar, de alunos com deficiência, produz efeitos nos modos de vida desses sujeitos e problematizar como a política de inclusão escolar, de alunos com deficiência, passa a ser inscrita em uma racionalidade neoliberal. A pesquisa, qualitativa e exploratória, baseou-se em revisão bibliográfica e análise documental da legislação acerca da inclusão escolar brasileira, no recorte do período entre 2001 a 2019. Após a análise, pode-se compreender como a inclusão escolar articula-se como um direito de estar na escola e como atua a inclusão como prática que opera nas condições de vida dos sujeitos com deficiência. Problematizam-se os processos, nos quais os sujeitos com deficiência adentram para integrar a lógica do mercado, que demarca, sob a racionalidade neoliberal, formas e condições de participação de vida dos sujeitos, na produção de uma biopolítica que gera um autoinvestimento. A inclusão potencializa as chances de participação social e opera no acúmulo de capital humano. A política de inclusão escolar brasileira insere-se na lógica neoliberal, ao pretender articular a formação para o mercado de trabalho, maximizar as habilidades e talentos, vinculada a um ideal de participação não discriminatória. A partir da articulação da in/exclusão, deslocam-se sentidos na percepção de que as fronteiras exclusivas atualmente configuram-se relacionalmente. Portanto, conclui-se que, mesmo que a inclusão opere nas singularidades dos sujeitos e em condições de participação de vida, promovê-la exige articulação entre saberes capazes de integrar a realidade escolar e sua complexa engrenagem. De modo que, compreender os mecanismos da inclusão, que mobilizam práticas transformadoras de vida, torna-se necessário no estudo da articulação de uma política de educação inclusiva dentro da racionalidade neoliberal brasileira.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleA inclusão escolar no Brasil e os dispositivos biopolíticos do neoliberalismopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212156pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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