Narrativas de pedagogas(os) em hospitais : entre apoio pedagógico : recreação terapêutica e classe hospitalar
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Esta pesquisa debruça-se sobre narrativas de pedagogas(os) que atuam em hospitais públicos de Porto Alegre/RS. Nesse contexto, problematiza os princípios, os benefícios e as limitações desta atuação, a partir de uma abordagem qualitativa das legislações que amparam esta prática e das narrativas de Pedagogas(os) que atuam no apoio pedagógico, na recreação terapêutica e na classe hospitalar de hospitais públicos de Porto Alegre/RS. Em vista de acompanhar as transversalidades, as subjetividades e ...
Esta pesquisa debruça-se sobre narrativas de pedagogas(os) que atuam em hospitais públicos de Porto Alegre/RS. Nesse contexto, problematiza os princípios, os benefícios e as limitações desta atuação, a partir de uma abordagem qualitativa das legislações que amparam esta prática e das narrativas de Pedagogas(os) que atuam no apoio pedagógico, na recreação terapêutica e na classe hospitalar de hospitais públicos de Porto Alegre/RS. Em vista de acompanhar as transversalidades, as subjetividades e as modulações da Educação Hospitalar, a Cartografia é utilizada como metodologia desta pesquisa. A escrita se tece dos(nos) encontros com os documentos, com as(os) pedagogas(os), com os espaços e com as entrevistas. Como resultado fica evidente a necessidade de formações iniciais e continuadas que extrapolem um ensino cartesiano e assegurem teoria e prática nos campos não escolares; a importância de que as diferentes práticas pedagógicas nos hospitais se adaptem para atender às necessidades específicas do aluno-paciente; a necessidade de articulações sólidas entre a(o) pedagoga(o) com a equipe multidisciplinar, a escola e a família do paciente; regulamentações mais específicas e melhores condições de trabalho às(aos) profissionais da educação que adentram os espaços de saúde; e a potencialidade das interseções entre a Educação Hospitalar e a Educação Especial. Portanto, esta pesquisa se articula como uma luta, para que todas as crianças e adolescentes em tratamento de saúde tenham seus direitos à Educação e Saúde assegurados com qualidade, assim como, para que as(os) pedagogas(os) tenham cada vez mais espaço e amparo para suas atuações nos espaços hospitalares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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