Narrativas de pedagogas(os) em hospitais : entre apoio pedagógico : recreação terapêutica e classe hospitalar
dc.contributor.advisor | Gai, Daniele Noal | pt_BR |
dc.contributor.author | Perin, Vitória Trentin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T06:53:57Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279618 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa debruça-se sobre narrativas de pedagogas(os) que atuam em hospitais públicos de Porto Alegre/RS. Nesse contexto, problematiza os princípios, os benefícios e as limitações desta atuação, a partir de uma abordagem qualitativa das legislações que amparam esta prática e das narrativas de Pedagogas(os) que atuam no apoio pedagógico, na recreação terapêutica e na classe hospitalar de hospitais públicos de Porto Alegre/RS. Em vista de acompanhar as transversalidades, as subjetividades e as modulações da Educação Hospitalar, a Cartografia é utilizada como metodologia desta pesquisa. A escrita se tece dos(nos) encontros com os documentos, com as(os) pedagogas(os), com os espaços e com as entrevistas. Como resultado fica evidente a necessidade de formações iniciais e continuadas que extrapolem um ensino cartesiano e assegurem teoria e prática nos campos não escolares; a importância de que as diferentes práticas pedagógicas nos hospitais se adaptem para atender às necessidades específicas do aluno-paciente; a necessidade de articulações sólidas entre a(o) pedagoga(o) com a equipe multidisciplinar, a escola e a família do paciente; regulamentações mais específicas e melhores condições de trabalho às(aos) profissionais da educação que adentram os espaços de saúde; e a potencialidade das interseções entre a Educação Hospitalar e a Educação Especial. Portanto, esta pesquisa se articula como uma luta, para que todas as crianças e adolescentes em tratamento de saúde tenham seus direitos à Educação e Saúde assegurados com qualidade, assim como, para que as(os) pedagogas(os) tenham cada vez mais espaço e amparo para suas atuações nos espaços hospitalares. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Narrativas de pedagogas(os) em hospitais : entre apoio pedagógico : recreação terapêutica e classe hospitalar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212209 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)