A presença da literatura e a mediação de leitura na educação infantil
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral investigar se e de que forma a literatura infantil está presente no cotidiano, e as possíveis práticas de leitura literária e de mediação de leitura realizadas com crianças pequenas em uma EMEI Jardim de Praça de Porto Alegre. Associando a tal proposição, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) conceituar a literatura infantil e as práticas de leitura literária e de mediação de leitura por meio de um estudo de cas ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral investigar se e de que forma a literatura infantil está presente no cotidiano, e as possíveis práticas de leitura literária e de mediação de leitura realizadas com crianças pequenas em uma EMEI Jardim de Praça de Porto Alegre. Associando a tal proposição, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) conceituar a literatura infantil e as práticas de leitura literária e de mediação de leitura por meio de um estudo de caso; 2) investigar a literatura infantil, as práticas de leitura literária, e a mediação de leitura presentes no cotidiano da EMEI JP Passarinho Dourado por meio de entrevista com professores; 3) caracterizar a mediação de leitura realizada pelos professores da EMEI JP Passarinho Dourado; 4) refletir sobre os saberes dos professores da Educação Infantil acerca das práticas de leitura literária e mediação de leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que faz uso do estudo de caso como método, realizada por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, tendo como foco a perspectiva de três professores sobre a sua prática. A partir da leitura das entrevistas transcritas, foram definidos aspectos recorrentes para análise da prática no campo do estudo de caso: 1) Importância da mediação de leitura na vida das crianças; 2) A prática de mediação de leitura; 3) A literatura no cotidiano; 4) A contação de história. Com base nos dados obtidos, constatou-se que, na visão dos professores investigados, a literatura, a leitura literária e a mediação de leitura têm um valor inestimável na vida das crianças pequenas, tanto pelo que é efetivamente realizado no cotidiano quanto pela percepção da importância de assegurar essas práticas regularmente. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License