A presença da literatura e a mediação de leitura na educação infantil
dc.contributor.advisor | Vieira, Daniele Marques | pt_BR |
dc.contributor.author | Fávero, Vitória Fleytas Dufech | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T06:53:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279606 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo geral investigar se e de que forma a literatura infantil está presente no cotidiano, e as possíveis práticas de leitura literária e de mediação de leitura realizadas com crianças pequenas em uma EMEI Jardim de Praça de Porto Alegre. Associando a tal proposição, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) conceituar a literatura infantil e as práticas de leitura literária e de mediação de leitura por meio de um estudo de caso; 2) investigar a literatura infantil, as práticas de leitura literária, e a mediação de leitura presentes no cotidiano da EMEI JP Passarinho Dourado por meio de entrevista com professores; 3) caracterizar a mediação de leitura realizada pelos professores da EMEI JP Passarinho Dourado; 4) refletir sobre os saberes dos professores da Educação Infantil acerca das práticas de leitura literária e mediação de leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que faz uso do estudo de caso como método, realizada por meio de entrevista com roteiro semiestruturado, tendo como foco a perspectiva de três professores sobre a sua prática. A partir da leitura das entrevistas transcritas, foram definidos aspectos recorrentes para análise da prática no campo do estudo de caso: 1) Importância da mediação de leitura na vida das crianças; 2) A prática de mediação de leitura; 3) A literatura no cotidiano; 4) A contação de história. Com base nos dados obtidos, constatou-se que, na visão dos professores investigados, a literatura, a leitura literária e a mediação de leitura têm um valor inestimável na vida das crianças pequenas, tanto pelo que é efetivamente realizado no cotidiano quanto pela percepção da importância de assegurar essas práticas regularmente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A presença da literatura e a mediação de leitura na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212206 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)