A língua de sinais e o desenvolvimento da criança surda
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente pesquisa, estruturada como um estudo de caso, tem como foco central investigar a relação entre a Língua de Sinais e o desenvolvimento da criança surda. O objetivo geral é compreender como o ambiente linguístico contribui para o desenvolvimento da criança surda, destacando a importância da Língua de Sinais para promover um crescimento integral e pleno. A pesquisa se desdobra em três objetivos específicos: 1) analisar o desenvolvimento linguístico da criança surda; 2) discutir as condi ...
A presente pesquisa, estruturada como um estudo de caso, tem como foco central investigar a relação entre a Língua de Sinais e o desenvolvimento da criança surda. O objetivo geral é compreender como o ambiente linguístico contribui para o desenvolvimento da criança surda, destacando a importância da Língua de Sinais para promover um crescimento integral e pleno. A pesquisa se desdobra em três objetivos específicos: 1) analisar o desenvolvimento linguístico da criança surda; 2) discutir as condições necessárias para a efetivação de um ambiente linguístico favorável ao desenvolvimento dessas crianças e 3) problematizar como o ambiente linguístico contribui no desenvolvimento social e comunicativo da criança surda. Para atingir os objetivos propostos, foram utilizadas três abordagens metodológicas principais: a observação assistemática do ambiente escolar da criança em questão, sem roteiro prévio, entrevista semiestruturada com uma docente de uma escola Especial de Surdos de Porto Alegre, e a leitura e análise de textos acadêmicos e teóricos. Os eixos de análises foram organizados em dois temas principais: 1) ausência da Língua e seus efeitos no desenvolvimento da criança surda e 2) acesso à Língua de Sinais, aquisição linguística e inserção na cultura surda. A leitura de materiais relevantes foi essencial para fundamentar teoricamente a pesquisa e contextualizar as práticas educativas e as necessidades das crianças surdas. Os resultados indicaram que, antes de ter contato com a Língua de Sinais, a criança era considerada tímida, com dificuldades de interação social. Após o contato e início da aquisição linguística, observou-se uma melhora significativa não apenas na comunicação, mas também nas relações sociais, evidenciando-se a importância de um ambiente linguístico favorável. A pesquisa enfatiza a necessidade de garantir que as crianças surdas tenham acesso a um ambiente linguístico rico e adaptado desde cedo, pois o uso consistente da Língua de Sinais faz-se fundamental para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e social dos sujeitos, permitindo-lhes estabelecer comunicação efetiva, construir relações e se desenvolver plenamente na sociedade. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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