A língua de sinais e o desenvolvimento da criança surda
dc.contributor.advisor | Kraemer, Graciele Marjana | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Camila Terragno dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T06:53:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279579 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, estruturada como um estudo de caso, tem como foco central investigar a relação entre a Língua de Sinais e o desenvolvimento da criança surda. O objetivo geral é compreender como o ambiente linguístico contribui para o desenvolvimento da criança surda, destacando a importância da Língua de Sinais para promover um crescimento integral e pleno. A pesquisa se desdobra em três objetivos específicos: 1) analisar o desenvolvimento linguístico da criança surda; 2) discutir as condições necessárias para a efetivação de um ambiente linguístico favorável ao desenvolvimento dessas crianças e 3) problematizar como o ambiente linguístico contribui no desenvolvimento social e comunicativo da criança surda. Para atingir os objetivos propostos, foram utilizadas três abordagens metodológicas principais: a observação assistemática do ambiente escolar da criança em questão, sem roteiro prévio, entrevista semiestruturada com uma docente de uma escola Especial de Surdos de Porto Alegre, e a leitura e análise de textos acadêmicos e teóricos. Os eixos de análises foram organizados em dois temas principais: 1) ausência da Língua e seus efeitos no desenvolvimento da criança surda e 2) acesso à Língua de Sinais, aquisição linguística e inserção na cultura surda. A leitura de materiais relevantes foi essencial para fundamentar teoricamente a pesquisa e contextualizar as práticas educativas e as necessidades das crianças surdas. Os resultados indicaram que, antes de ter contato com a Língua de Sinais, a criança era considerada tímida, com dificuldades de interação social. Após o contato e início da aquisição linguística, observou-se uma melhora significativa não apenas na comunicação, mas também nas relações sociais, evidenciando-se a importância de um ambiente linguístico favorável. A pesquisa enfatiza a necessidade de garantir que as crianças surdas tenham acesso a um ambiente linguístico rico e adaptado desde cedo, pois o uso consistente da Língua de Sinais faz-se fundamental para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e social dos sujeitos, permitindo-lhes estabelecer comunicação efetiva, construir relações e se desenvolver plenamente na sociedade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pessoa portadora de deficiência | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | A língua de sinais e o desenvolvimento da criança surda | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211796 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)