A gestão do tempo na educação infantil : os desafios dos professores para além da sala de aula
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A presente investigação teve como princípio norteador a Gestão do tempo do Professor na Educação Infantil e tem como objetivo geral: identificar discussões e lacunas existentes em teses, dissertações e na prática de escolas de Educação Infantil que abordem a gestão do tempo do professor para além da sala de aula. Essa temática surgiu por conta de uma experiência profissional da pesquisadora, trazendo diferentes inquietações acerca da importância da organização do tempo do professor, com relação ...
A presente investigação teve como princípio norteador a Gestão do tempo do Professor na Educação Infantil e tem como objetivo geral: identificar discussões e lacunas existentes em teses, dissertações e na prática de escolas de Educação Infantil que abordem a gestão do tempo do professor para além da sala de aula. Essa temática surgiu por conta de uma experiência profissional da pesquisadora, trazendo diferentes inquietações acerca da importância da organização do tempo do professor, com relação as suas multitarefas extraclasse. Por se tratar de um assunto específico, com foco diretamente no exercício do trabalho docente, não foi possível encontrar muitas discussões teóricas que retratassem o foco na gestão do tempo do professor. A metodologia adotada é bibliográfica do tipo estado do conhecimento, onde objetivou-se identificar o que pesquisadores revelam sobre a temática abordada nesse estudo dentro do período de sete anos (2015-2022). Também utilizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou nas redes sociais, escolas de Educação Infantil da rede privada com intuito de identificar como se organizava o trabalho docente, se havia algum destaque com relação à isso. Os dados da pesquisa bibliográfica identificaram uma escassez de pesquisas realizadas com a temática sobre a Gestão do tempo do professor com ênfase nas atividades exercidas extraclasse. E as redes sociais revelam o seu uso para promoção do marketing, vendas e divulgação do cotidiano dos alunos no espaço escolar. Finalmente, é possível dizer que esse estudo exprime a ausência de discussão com relação ao tempo do professor para além da sala de aula. As múltiplas tarefas, aliadas aos resultados desejados, revelam a necessidade de refletir o presente tema abordado nesse trabalho de conclusão. Espera-se contribuir para uma ampla discussão sobre a valorização do tempo no trabalho docente. ...
Resumen
El presente Trabajo de Curso (TC) de Licenciatura en Pedagogía tiene como objetivo identificar cuál es el concepto de literatura presente en el currículo de formación en Pedagogía de la Universidad Federal de Río Grande del Sur (UFRGS), modalidad presencial. Para responder a la pregunta, se realizó una investigación bibliográfica y documental con un enfoque cualitativo. Se establecieron dos acciones de investigación: primero, la revisión de la literatura sobre el concepto de educación literaria ...
El presente Trabajo de Curso (TC) de Licenciatura en Pedagogía tiene como objetivo identificar cuál es el concepto de literatura presente en el currículo de formación en Pedagogía de la Universidad Federal de Río Grande del Sur (UFRGS), modalidad presencial. Para responder a la pregunta, se realizó una investigación bibliográfica y documental con un enfoque cualitativo. Se establecieron dos acciones de investigación: primero, la revisión de la literatura sobre el concepto de educación literaria y el análisis de la Bibliografía Básica Esencial indicada en los planes de estudio de las asignaturas de la carrera de Pedagogía (modalidad presencial) de la UFRGS. Esta última acción analítica se basó en la comparación de palabras y expresiones identificadas en los libros indicados como bibliografía esencial, revisados con el fin de determinar si existe la presencia de la Literatura Infantil y qué concepto relacionado con ella está presente en las asignaturas. El recorrido investigativo realizado indica que el concepto que se encuentra en la Licenciatura en Pedagogía, en las asignaturas que abordan la modalidad de los primeros años, es el concepto de Lectura de literatura infantil, que aparece de forma complementaria, pero no explícita, en algunas de las asignaturas obligatorias presentes en el currículo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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