Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNez, Egeslaine dept_BR
dc.contributor.authorBucco, Julyara dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:53:16Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279574pt_BR
dc.description.abstractA presente investigação teve como princípio norteador a Gestão do tempo do Professor na Educação Infantil e tem como objetivo geral: identificar discussões e lacunas existentes em teses, dissertações e na prática de escolas de Educação Infantil que abordem a gestão do tempo do professor para além da sala de aula. Essa temática surgiu por conta de uma experiência profissional da pesquisadora, trazendo diferentes inquietações acerca da importância da organização do tempo do professor, com relação as suas multitarefas extraclasse. Por se tratar de um assunto específico, com foco diretamente no exercício do trabalho docente, não foi possível encontrar muitas discussões teóricas que retratassem o foco na gestão do tempo do professor. A metodologia adotada é bibliográfica do tipo estado do conhecimento, onde objetivou-se identificar o que pesquisadores revelam sobre a temática abordada nesse estudo dentro do período de sete anos (2015-2022). Também utilizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo que buscou nas redes sociais, escolas de Educação Infantil da rede privada com intuito de identificar como se organizava o trabalho docente, se havia algum destaque com relação à isso. Os dados da pesquisa bibliográfica identificaram uma escassez de pesquisas realizadas com a temática sobre a Gestão do tempo do professor com ênfase nas atividades exercidas extraclasse. E as redes sociais revelam o seu uso para promoção do marketing, vendas e divulgação do cotidiano dos alunos no espaço escolar. Finalmente, é possível dizer que esse estudo exprime a ausência de discussão com relação ao tempo do professor para além da sala de aula. As múltiplas tarefas, aliadas aos resultados desejados, revelam a necessidade de refletir o presente tema abordado nesse trabalho de conclusão. Espera-se contribuir para uma ampla discussão sobre a valorização do tempo no trabalho docente.pt_BR
dc.description.abstractEl presente Trabajo de Curso (TC) de Licenciatura en Pedagogía tiene como objetivo identificar cuál es el concepto de literatura presente en el currículo de formación en Pedagogía de la Universidad Federal de Río Grande del Sur (UFRGS), modalidad presencial. Para responder a la pregunta, se realizó una investigación bibliográfica y documental con un enfoque cualitativo. Se establecieron dos acciones de investigación: primero, la revisión de la literatura sobre el concepto de educación literaria y el análisis de la Bibliografía Básica Esencial indicada en los planes de estudio de las asignaturas de la carrera de Pedagogía (modalidad presencial) de la UFRGS. Esta última acción analítica se basó en la comparación de palabras y expresiones identificadas en los libros indicados como bibliografía esencial, revisados con el fin de determinar si existe la presencia de la Literatura Infantil y qué concepto relacionado con ella está presente en las asignaturas. El recorrido investigativo realizado indica que el concepto que se encuentra en la Licenciatura en Pedagogía, en las asignaturas que abordan la modalidad de los primeros años, es el concepto de Lectura de literatura infantil, que aparece de forma complementaria, pero no explícita, en algunas de las asignaturas obligatorias presentes en el currículo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTempopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleA gestão do tempo na educação infantil : os desafios dos professores para além da sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212154pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples