Percursos de participação política de mulheres idosas não alfabetizadas
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Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O direito ao voto feminino no Brasil tem menos de um século e só foi garantido integralmente em 1985, com a inclusão dos não alfabetizados. O objetivo central deste trabalho é compreender os sentidos que mulheres idosas que não são alfabetizadas atribuem à participação política e ao papel educativo dessa participação. Para isso, ouvir o relato sobre o modo como percebem a participação política em suas vidas se fez necessário para compreender o quanto a representatividade feminina nas decisões p ...
O direito ao voto feminino no Brasil tem menos de um século e só foi garantido integralmente em 1985, com a inclusão dos não alfabetizados. O objetivo central deste trabalho é compreender os sentidos que mulheres idosas que não são alfabetizadas atribuem à participação política e ao papel educativo dessa participação. Para isso, ouvir o relato sobre o modo como percebem a participação política em suas vidas se fez necessário para compreender o quanto a representatividade feminina nas decisões públicas pode fazer diferença em suas escolhas, o quanto elas acreditam na política, tanto na que é feita nos bastidores do poder, quanto nas mobilizações de sua comunidade, além de remontar histórias de um período em que muitas vezes recebemos apenas as narrativas de historiadores. O estudo foi feito através de uma abordagem investigativa qualitativa e privilegiou a fala dessas mulheres, em um pequeno número não representativo do universo de indivíduos de mesmo perfil. Procuramos perceber as relações que estabelecem entre o voto, a participação política e o seu mundo pessoal, suas experiências e vivências, suas situações práticas e toda a interação que elas perceberam advir de suas realidades. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Pedagogia (1401)
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