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dc.contributor.advisorGodinho, Ana Cláudia Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorMiclas, Ana Selenept_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:53:16Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279573pt_BR
dc.description.abstractO direito ao voto feminino no Brasil tem menos de um século e só foi garantido integralmente em 1985, com a inclusão dos não alfabetizados. O objetivo central deste trabalho é compreender os sentidos que mulheres idosas que não são alfabetizadas atribuem à participação política e ao papel educativo dessa participação. Para isso, ouvir o relato sobre o modo como percebem a participação política em suas vidas se fez necessário para compreender o quanto a representatividade feminina nas decisões públicas pode fazer diferença em suas escolhas, o quanto elas acreditam na política, tanto na que é feita nos bastidores do poder, quanto nas mobilizações de sua comunidade, além de remontar histórias de um período em que muitas vezes recebemos apenas as narrativas de historiadores. O estudo foi feito através de uma abordagem investigativa qualitativa e privilegiou a fala dessas mulheres, em um pequeno número não representativo do universo de indivíduos de mesmo perfil. Procuramos perceber as relações que estabelecem entre o voto, a participação política e o seu mundo pessoal, suas experiências e vivências, suas situações práticas e toda a interação que elas perceberam advir de suas realidades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.titlePercursos de participação política de mulheres idosas não alfabetizadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211769pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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