Adaptação e acolhimento no berçário: um estudo a partir das percepções docentes
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
A adaptação de bebês e suas famílias à escola de Educação Infantil é um dos momentos mais importantes na vida de uma criança e sua família, desta forma o presente trabalho tem como principal objetivo conhecer e analisar as práticas, seus sentidos e significados, utilizadas por profissionais que atuam em escolas de Educação Infantil públicas e privadas, no processo de adaptação/acolhimento de bebês e suas famílias. A partir desse objetivo principal, desdobram-se os seguintes objetivos específico ...
A adaptação de bebês e suas famílias à escola de Educação Infantil é um dos momentos mais importantes na vida de uma criança e sua família, desta forma o presente trabalho tem como principal objetivo conhecer e analisar as práticas, seus sentidos e significados, utilizadas por profissionais que atuam em escolas de Educação Infantil públicas e privadas, no processo de adaptação/acolhimento de bebês e suas famílias. A partir desse objetivo principal, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as ações e posturas docentes no período de adaptação/acolhimento de bebês e suas famílias; 2) e descrever como se dá a relação com as famílias no processo de adaptação/acolhimento. Para dar conta destes objetivos, metodologicamente, foram realizadas cinco entrevistas com professoras que atuam ou já atuaram em turmas de berçários vinculadas às escolas infantis. A partir das entrevistas realizadas, foram estabelecidas duas categorias analíticas, quais sejam: 1) a primeira refere-se às ações e posturas docentes no período de adaptação e acolhimento dos bebês e suas famílias; 2) a segunda diz respeito à relação com as famílias no processo de adaptação. Os resultados da pesquisa mostraram que desse modo, para realização dos processos de adaptação/acolhimento das crianças, os/as professores/as devem estar realmente dispostos/as a reinventar no cotidiano, conhecendo as crianças com quem convivem diariamente e acreditando em seus potenciais. Além do que, é preciso estabelecer uma parceria mais tranquila possível com as famílias, entendendo que elas também fazem parte deste processo e, por isso, requerem atenção e cuidado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License