Adaptação e acolhimento no berçário: um estudo a partir das percepções docentes
dc.contributor.advisor | Guizzo, Bianca Salazar | pt_BR |
dc.contributor.author | Medeiro, Aline Melo de Almeida | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-26T06:37:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279211 | pt_BR |
dc.description.abstract | A adaptação de bebês e suas famílias à escola de Educação Infantil é um dos momentos mais importantes na vida de uma criança e sua família, desta forma o presente trabalho tem como principal objetivo conhecer e analisar as práticas, seus sentidos e significados, utilizadas por profissionais que atuam em escolas de Educação Infantil públicas e privadas, no processo de adaptação/acolhimento de bebês e suas famílias. A partir desse objetivo principal, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as ações e posturas docentes no período de adaptação/acolhimento de bebês e suas famílias; 2) e descrever como se dá a relação com as famílias no processo de adaptação/acolhimento. Para dar conta destes objetivos, metodologicamente, foram realizadas cinco entrevistas com professoras que atuam ou já atuaram em turmas de berçários vinculadas às escolas infantis. A partir das entrevistas realizadas, foram estabelecidas duas categorias analíticas, quais sejam: 1) a primeira refere-se às ações e posturas docentes no período de adaptação e acolhimento dos bebês e suas famílias; 2) a segunda diz respeito à relação com as famílias no processo de adaptação. Os resultados da pesquisa mostraram que desse modo, para realização dos processos de adaptação/acolhimento das crianças, os/as professores/as devem estar realmente dispostos/as a reinventar no cotidiano, conhecendo as crianças com quem convivem diariamente e acreditando em seus potenciais. Além do que, é preciso estabelecer uma parceria mais tranquila possível com as famílias, entendendo que elas também fazem parte deste processo e, por isso, requerem atenção e cuidado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Bebês | pt_BR |
dc.subject | Creche | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.title | Adaptação e acolhimento no berçário: um estudo a partir das percepções docentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211648 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)