Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuizzo, Bianca Salazarpt_BR
dc.contributor.authorMedeiro, Aline Melo de Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-26T06:37:45Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279211pt_BR
dc.description.abstractA adaptação de bebês e suas famílias à escola de Educação Infantil é um dos momentos mais importantes na vida de uma criança e sua família, desta forma o presente trabalho tem como principal objetivo conhecer e analisar as práticas, seus sentidos e significados, utilizadas por profissionais que atuam em escolas de Educação Infantil públicas e privadas, no processo de adaptação/acolhimento de bebês e suas famílias. A partir desse objetivo principal, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) identificar as ações e posturas docentes no período de adaptação/acolhimento de bebês e suas famílias; 2) e descrever como se dá a relação com as famílias no processo de adaptação/acolhimento. Para dar conta destes objetivos, metodologicamente, foram realizadas cinco entrevistas com professoras que atuam ou já atuaram em turmas de berçários vinculadas às escolas infantis. A partir das entrevistas realizadas, foram estabelecidas duas categorias analíticas, quais sejam: 1) a primeira refere-se às ações e posturas docentes no período de adaptação e acolhimento dos bebês e suas famílias; 2) a segunda diz respeito à relação com as famílias no processo de adaptação. Os resultados da pesquisa mostraram que desse modo, para realização dos processos de adaptação/acolhimento das crianças, os/as professores/as devem estar realmente dispostos/as a reinventar no cotidiano, conhecendo as crianças com quem convivem diariamente e acreditando em seus potenciais. Além do que, é preciso estabelecer uma parceria mais tranquila possível com as famílias, entendendo que elas também fazem parte deste processo e, por isso, requerem atenção e cuidado.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBebêspt_BR
dc.subjectCrechept_BR
dc.subjectAdaptaçãopt_BR
dc.titleAdaptação e acolhimento no berçário: um estudo a partir das percepções docentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211648pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples